WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

27/11/2020 - Projeto de decoração de natalina é apresentado a entidades comerciais

O prefeito Paulo Piau apresentou a entidades de classe do setor comercial o projeto de Decoração Natalina para marcar os 200 anos do Município.

O assessor especial Marcondes Nunes Freitas informou que além da área central, em especial a Praça Rui Barbosa, a decoração será realizada em alguns bairros, em praças, rotatórias e vias de maior circulação. O ponto focal de destaque será o Parque Linear João Gilberto Riposatti, o Mirante Netinho Guaritá e Parque das Barrigudas, onde terá a casa do Papai Noel.

Além da decoração de natal, o prefeito Paulo Piau informou que serão instaladas iluminações permanentes em prédios históricos de Uberaba. As primeiras edificações que receberão o novo sistema são a Igreja Santa Rita, em Peirópolis, Santuário Basílica de Nossa Senhora da Abadia, Igreja de Santa Teresinha e Mercado Municipal. Nesses locais, a cor da iluminação pode se modificar de acordo com a época do ano ou para ilustrar uma campanha de saúde, como o Outubro Rosa, ou Novembro Azul.

O gerente-executivo do Sindicomércio, Thiago Àrabe Castejon, disse que a entidade sentiu-se contemplada com pedido que foi feito ao Executivo Municipal . “Ficamos satisfeitos nessa reunião. Fizemos um pleito quanto à ao horário especial para atendimento do comércio no período natalino e fomos contemplados. O nosso intuito é evitar aglomeração. Então, quanto maior o período de funcionamento do comércio, melhor para evitar aglomeração”, ressaltou.

O comércio local, de 6 a 24 de dezembro, terá horário especial de atendimento, obedecendo às normas sanitárias no Decreto 6305/2020. A Portaria com as normas, foi publicada no Porta Voz, órgão do Município.

A grande novidade será a instalação de duas árvores flutuantes, nos lagos do Parque das Acácias (Piscinão) e do Parque do Paço Municipal (localizado no Complexo de Esporte e Lazer Professor Murilo Pacheco de Menezes). As árvores terão 14 metros e 9 metros de altura, respectivamente.

Mais 21 praças e 12 rotatórias, de vários bairros distantes do centro receberão a decoração natalina deste ano, em alusão aos 200 anos de Uberaba, em forma de caixa de presente. Os enfeites deverão ter entre 3 metros e 3,5 metros, conforme informou Marcondes Nunes Freitas.

O secretário de Planejamento, Nagib Facury, falou que a Prefeitura quer, através da decoração natalina, é estimular as famílias a percorrerem a cidade e conhecer e contemplar as novidades, como a áreas iluminadas de LED e as melhorias em várias vias públicas.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberaba, Ângelo Crema, agradeceu a Prefeitura pela iniciativa da decoração natalina, que deve ajudar a estimular as vendas no comércio.

“Eu quero até destacar aqui a importância da instalação da estátua de Chico Xavier na área central. Foi um estímulo às famílias a irem ao centro conhecer a estátua, as pessoas que fazem o turismo espírita também vão ao centro e isso tem ajudado a melhorar as nossas vendas”, destacou Crema.

Piau disse aos representantes classistas que o custo da decoração não será bancado pela Prefeitura. Os recursos serão provenientes da parceria público-privada da iluminação pública, com a Cosip.

O prefeito Paulo Piau lembrou que por conta da pandemia, muitas ações foram limitadas. Mas, a iluminação que acontece todos os anos, será mantida em 2020.

“O Coronavírus evitou que fizéssemos aglomeração, inaugurações presenciais, mas não deixamos de realizar. Tudo que estava previsto no Plano 200 teve a sua sequência, entregamos muitas obras para a comunidade, como é o caso do ‘eixão’, da cidade de Uberaba que vai da Casa do Folclore ao Residencial 2000 e está muito bonito. Nós só não teremos algumas obras concluídas, por falta de material, pois as indústrias não conseguiram fornecer. Agora, sobre o nosso natal, a pandemia não vai atrapalhar. Faremos um grande natal de luzes e vamos levar um pouco de alegria para as nossas famílias. Vamos fazer algo digno do nosso bicentenário”, destacou o prefeito.

 

Jorn. Marconi Lima

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar