WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Governo

12/11/2020 - Prefeitura é parceira em projeto de recuperação de APP no Parque do Paço

A Prefeitura Municipal de Uberaba, em parceria com a Universidade de Uberaba (Uniube), iniciaram um projeto de recuperação e manutenção da Área de Preservação Permanente – APP, localizada no complexo do Parque do Paço. O Projeto foi um dos selecionados pela Mosaic Fertilizantes dentro do Edital da Água-2020, que irá financiar sua execução.

 

Segundo o biólogo da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de Uberaba, Paulo César Franco, os trabalhos começaram com o processo de limpeza da área, que envolve o controle de espécies invasoras, como gramíneas e lianas, e retirada de lixo e entulhos. “Infelizmente, no passado, muitas pessoas jogaram lixo no local. Aproveitamos para fazer um apelo nesse sentido, para que as pessoas respeitem nossas áreas verdes. Estamos resgatando este espaço belíssimo, importante de grande valor não só cênico, mas também socioambiental e é preciso que todos façam sua parte”, ressalta Paulo César.

 

O Projeto tem por objetivo recuperar nascentes na referida APP, cujo entorno abriga o Parque do Paço, com a Praça de Esportes Professor Murilo Pacheco de Menezes, com cronograma que se divide em dois momentos. O primeiro, que deve durar seis meses, terá a realização de levantamento planialtimétrico; inventário florestal; controle de espécies exóticas invasoras; retirada de entulhos; e plantio de espécies arbóreas de acordo com a fitofisionomia local.

 

Em um segundo momento, pós-pandemia, o Projeto prevê o uso da área pela Uniube para conduzir Projetos de Educação Ambiental com escolas das redes públicas e particulares, bem como trilhas ecológicas, conta o biólogo Paulo César, resgatando esse espaço para a comunidade.

 

Todas as ações serão acompanhadas e monitoradas pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e vão passar pela apreciação do Conselho Municipal do Meio Ambiente – COMAM, por se tratar de APP. Também estão diretamente envolvidas no projeto as Secretarias de Planejamento (Seplan), Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) e Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Funel), gestora do Complexo Parque do Paço, que vai acompanhar todas as ações.

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Governo



Voltar