WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

22/09/2020 - Concha Acústica é tema de vídeo do Circuito Online de Patrimônios de Uberaba

O Circuito Online de Patrimônios de Uberaba é um projeto da Fundação Cultural (FCU) que conta com uma sequência de vídeos documentários sobre a história de pontos da cidade divulgados nas redes sociais da autarquia. O material audiovisual lançado nesta terça-feira (23) apresenta o histórico da Concha Acústica, espaço cultural mantido pela Fundação Cultural para realização de eventos musicais e artísticos. 

A Concha Acústica foi inaugurada em abril de 1971, na Praça Afonso Pena, no bairro Estados Unidos. Foi construída para atender a fervilhante cultura uberabense da época, com grupos de teatro e musicais atuantes e politizados. Hoje, conta com projetos musicais que dão notoriedade para os artistas da cidade e da região. O mais famoso deles é o "Domingo na Concha", que surgiu para propiciar espetáculos na praça. O projeto se tornou tão tradicional que consegue juntar centenas de pessoas todos os domingos, das 11h às 14h. 

O presidente adjunto da Fundação Cultural, Marcelo Palis, evidencia o papel da Concha Acústica para a cidade. “O próprio público já explica o que significa a Concha para a cultura de Uberaba. Sou um frequentador há mais de sete anos e isso aqui já se tornou um hábito de uma programação de domingo em família. Era o espaço cultural que a cidade precisava. Hoje nós temos que agradecer a toda Fundação Cultural e a Prefeitura Municipal por isso”. 

Com sua inauguração, a Concha Acústica se consolidou como o grande espaço cultural alternativo de Uberaba, com espetáculos que marcaram a época na história do município. Na reinauguração da praça em 2014, a Concha recebeu os músicos Tico Santa Cruz e Kiko Zambianchi, acompanhados pelas bandas uberabenses Banzai e Os Baltazares. O show do Domingo na Concha marcou a história do espaço cultural ao receber um público de mais de três mil pessoas, segundo as estimativas da Polícia Militar.

O Circuito Online dos Patrimônios de Uberaba, segundo a presidente da FCU, Jaine Basílio, tem a proposta de ampliar o conhecimento da população uberabense sobre os bens materiais tombados e imateriais registrados pela autarquia. E é também, de acordo com ela, alternativa para popularizar a cultura e o trabalho desenvolvido pela Fundação.

O vídeo documentário de um minuto está disponível nas redes sociais da Fundação Cultural de Uberaba: facebook.com/culturauberaba, Instagram @culturauberaba e youtube.com/culturauberaba. Os vídeos anteriores do Circuito Online de Patrimônios de Uberaba também estão disponíveis nas redes. 

Lembrando que os shows do Domingo na Concha estão suspensos desde março de 2020, no início da pandemia, e não têm previsão de volta.
 
Diandra Tomaz 
Estagiária de Jornalismo - FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar