WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

13/08/2020 - Educação Patrimonial da FCU apresenta a tradição da festa de Nossa Senhora da Abadia

A equipe de ‘Educação Patrimonial’ da Fundação Cultural está realizando a salvaguarda da Festa de Nossa Senhora da Abadia. O objetivo é legitimar oficialmente a festa que foi registrada como patrimônio cultural de Uberaba. Uma das ações para salvaguardar essa tradição é a Educação Patrimonial desenvolvida pela equipe da instituição, por meio de registros, como o vídeo que já está disponível nas redes sociais da FCU, contando um pouco dessa história.

Para o Arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto, um importante momento, já que hoje o santuário da Abadia se tornou uma basílica. “Nesse momento, gostaria de dizer que temos na cidade de Uberaba uma referência importante que é o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, um belíssimo templo que foi transformado em basílica”.

Dom Paulo também destacou a importância do trabalho da FCU.  “A festa tornou-se patrimônio imaterial da cidade de Uberaba. Importante sabermos sobre isso. Nesse ano de 2020, por causa da pandemia, para evitar a contaminação, a grande festa de religiosidade popular não está acontecendo presencialmente. Tudo está ocorrendo virtualmente, as missas, as celebrações. Já que é um patrimônio imaterial é preciso salvaguardar essa tradição popular, o que integra a vida da cidade. Com isso, quero parabenizar a FCU pelo vídeo, mostrando que a festa continua e que faz parte do ser da cidade de Uberaba, um povo muito marcado por uma profunda religiosidade”.

Já o historiador responsável pela salvaguarda Gustavo Vaz explicou sobre as técnicas e porque a trabalho é desenvolvido pela FCU. “Nós temos que deixar claro todos os anos que essa festa é patrimônio e será levada aos circuitos de turismo e educação, agora de forma oficial porque foi registrada. Também, para a gente ter essa festa como patrimônio e legitimar a fé e devoção a Nossa Senhora da Abadia visto que a santa ‘tirou’ o título de Santo Antônio e São Sebastião devido a fé e devoção do uberabense”.

O vídeo está disponível nas redes sociais da Fundação Cultural com informações sobre a tradição e cenas do ano de 2019.

 

Jorn. Izabel Durynek
Assessoria de Comunicação – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar