ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) divulgou balanço das ações realizadas pelo Departamentos de Saneamento Urbano realizadas entre o período de 1 a 31 de julho. De acordo com relatório foram depositados nos 11 ecopontos cerca de 1 milhão e 660 mil quilos de resíduos contra 1 milhão 573 mil quilos retirados em junho. O que, segundo o titular da pasta, Cláudio Junqueira, mostra que as ações referentes à coibição dos atos ilegais junto a outros órgãos como Ministério Público Estadual e a Policia Ambiental, bem como a Secretaria de Defesa Social, por meio do Departamento de Posturas e Guarda Municipal vêm surtindo forte impacto positivo na sociedade.
“Esse é um serviço que a população realmente, ao longo dos tempos, vem tendo consciência da sua importância. Foi montada uma comissão para ter um controle maior sobre a quantidade de descarte legal que envolve o Ministério Público, a Polícia Ambiental e outros órgãos para que se tenha mais rigor e controle sobre a destinação correta dos resíduos deixando a cidade mais limpa”, explica o secretário.
Ele destaca que nos últimos tempos tem-se observado o aumento no volume de resíduos depositado nos ecopontos da cidade. “Temos atuado com mais rigor, sobretudo, junto a Secretaria de Defesa Social, por meio da Posturas e Guarda Municipal que realizam excelentes ações para coibir tais atitudes ilegais. O que acreditamos que contribuem positivamente para que as pessoas utilizem com maior frequência os ecopontos.
Dados – O relatório apresentou ainda outros números importantes como o recolhimento de sofás retirados de vários locais pela equipe da Sesurb que registrou 6 mil 810 quilos. Em relação às madeiras diversas retiradas dos ecopontos foram totalizados 27 mil quilos. Todos os serviços realizados no último totalizaram R$4 milhões 321 mil e 900 quilos.
Locais – Ao todo são 11 pontos de coleta onde são permitido descarte legal de até 1m³ de resíduos como entulhos da construção civil como tijolos e restos de azulejos, móveis velhos como sofás, camas e armários; podas de árvores devidamente cortados em pequenos pedaços, materiais recicláveis como papel, papelão, vidro e alumínio e, eletroeletrônicos como computadores, monitores e aparelhos de televisão. Nos ecopontos não é permitido o descarte de lixo comum (domiciliar), nem pilhas, óleo, material hospitalar ou industrial. Quem precisar utilizar os serviços pode se dirigir em qualquer um dos ecopontos de segunda a sexta-feira das 7 às 18 horas e aos sábados das 7 às 16 horas. Domingos e feriados os ecopontos não funcionam.
Confira os locais com ecopontos disponibilizados pela Prefeitura de Uberaba:
· Alfredo Freire - Rua Iracema Barreto Pires, nº280;
· Amoroso Costa – Rua Eva das Graças Oliveira Silva, nº552
· Bairro de Lourdes – Rua Ataliba Guaritá, nº216
· Estados Unidos – Rua Alaska, nº120
· Grande Horizonte e Jardim Uberaba– Avenida Jaraguá, nº 810
· Maracanã – Rua José Tinoco, nº365
· Morumbi – Rua Cláudio Talarico, nº890
· Paraíso e Parque São José– Rua Nelson Ciabotti, 51 – Parque São José
· Parque das Américas - Rua Antonio Alves Fontes, nº 961
· Residencial 2000 – Rua André Luiz Samuel Alves, nº170
· Valim de Melo – Rua Norma Menegaz Resende, nº 1222
Jorn. Sabrina Alves
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h