WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Controladoria

22/07/2020 - Uberaba está entre as quatro cidades mineiras no Conaci

“Prefeito que apoia o controle interno tem tudo para ter êxito na sua gestão”, afirma Bracarense 

 

Somente quatro, das mais de 850 cidades mineiras, estão no Conselho Nacional de Controle Interno, o Conaci, e uma delas é Uberaba. A cidade que nos últimos anos recebeu nota máxima do Ministério Público em ações de controle e transparência assinou esta semana o termo de adesão no conselho presidido pelo servidor de carreira do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) Leonardo Araújo Ferraz, atual controlador-geral de Belo Horizonte.

O controle interno é um grande diferencial e ferramenta para a democracia que reúne um conjunto de políticas e procedimentos desenvolvidos e operacionalizados para garantir confiança nos atos administrativos, inclusive financeiros e seus processos correlatos, bem como promover a eficiência, evitar fraudes, erros, ineficiências e crises, além, e da importância ímpar de garantir à sociedade acompanhar tudo com facilidade de acesso à informação, ao que se chama de transparência.

O Conaci, ao qual Uberaba passa a ser membro, congrega órgãos de controle interno da União, Estados, Distrito Federal e municípios visando a integrá-los, desenvolvê-los, fortalecê-los e aprimorá-los, em prol da eficiência e transparência da gestão pública no Brasil. De Minas Gerais, apenas as Controladorias-Gerais do Estado e das cidades de Belo Horizonte, Contagem e Itabirito integram o Conselho, sendo Uberaba a única cidade do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Em todo Brasil, são 58 associados.

O controlador geral do Município, Carlos Bracarense, afirma que isto denota o compromisso da Prefeitura de Uberaba com as boas práticas de integridade pública e conforme as regras e leis que regem sua atuação. Ele destaca que estar no Conaci possibilita a troca de experiências e conhecimentos com os demais associados, como a Controladorias-Gerais da (CGU) e do Estado (CGE/MG) e fortalece os eixos de atuação, por meio da implementação de inovações e outros instrumentos de prevenção e combate à corrupção, transparência, auditoria governamental e ouvidoria.

Bracarense aponta que para um controle interno de excelência (como é reconhecidamente o de Uberaba), é necessário contar com o apoio e receber autonomia do gestor. “O prefeito Paulo Piau sempre recomendou que o controle interno agisse dentro dos rigores da lei”, constata.

Estar no Conaci – afirma Bracarense - é reconhecimento deste trabalho apoiado pelo prefeito e da efetividade do Controle Interno local. “Prefeito que apoia o controle interno tem tudo para ter êxito na sua gestão”, conclui.

 

Jorn. Gê Alves – Direção de Jornalismo

 
 
 

Outras Notícias: Controladoria



Voltar