WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

02/07/2020 - Uberaba terá 80km de fibra ótica instalados

Serviço irá modernizar diversas atividades da Prefeitura e possibilitar wi-fi nos espaços públicos

 

O prefeito Paulo Piau assinou nesta quinta-feira (2) o contrato com a Tecno-It Tecnologia, Serviços e Comunicação Ltda para a prestação de serviços aplicados a sistemas de tecnologia da informação e rede de dados. Serão instalados 80 quilômetros de fibra ótica no Município. A empresa Tecno-It foi vencedora do processo licitatório, no valor de R$ 5 milhões, gerando economia de 18% aos cofres públicos em relação ao valor estimado do edital que previa R$ 5.852.814,00.

O prefeito Paulo Piau destacou que o recurso da licitação é do PMAT, o Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento), voltado para projetos de investimentos em modernização e melhoria da eficiência, qualidade e transparência da gestão pública. Segundo o prefeito, o projeto, coordenado pela Codiub irá melhorar a qualidade de vida da população de Uberaba. “Serão implantados 80 quilômetros de fibra ótica interligando vários prédios, UBSs, o que está relacionado ao prontuário eletrônico, com a velocidade da Internet nas escolas, para fazer toda a parte de informática, do manejo das escolas, dos Cras, passando pela Secretaria da Fazenda, com o cadastro multifinalitário e o manejo da administração da Prefeitura como um todo e tudo coordenado pela Codiub”, aponta Piau.

A Tecno-It, com sede em Goiânia-GO, está presente em 12 estados brasileiros e oferece soluções em segurança física, infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação), Data Centers e Cidades Inteligentes. O presidente da Tecno-It, Ibrahim Boufleur, ressalta que "Uberaba está de parabéns por ter um projeto de inovação e melhoria de serviços para a população e redução de custos em Internet, entre outros custos". O serviço - segundo ele - terá, além dos 80 quilômetros de fibra ótica, Internet em algumas praças, modernização de datacenter, interligação da fibra ótica com os equipamentos em rede, entre outros.

Possibilidades. O presidente da Codiub – Inteligência Digital, jornalista Denis Silva, destacou que Paulo Piau está sendo o primeiro prefeito a fazer uma rede pública de dados. “A gente tem grandes empresas privadas na Cidade que oferecem Internet, mas uma rede pública do Município (!?) è a primeira vez da história, e com isso, vamos poder oferecer serviços para a comunidade, dentro daquilo que a gente planejou como Cidade Inteligente”, enfatizou. Segundo Denis, essa assinatura faz parte de um 'grande projeto de transformar Uberaba de verdade em uma Smart City'.

“O céu é o limite”, ressalta. “Vamos colocar wi-fi nas praças, podemos controlar os semáforos para que a gente tenha uma Onda Verde, controlando melhor o tráfego de veículos, podemos ter lixeiras inteligentes, reduzir custos da Prefeitura com Internet”, reforça.

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar