WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Covid19

30/03/2020 - Startup de Uberaba é uma das mineiras na impressão 3D de válvulas para respiradores

A Startup uberabense Astroscience que atua com tecnologias inovadoras e prestação de serviços na área de impressão 3D/Manufatura Aditiva é uma das empresas apoiadas pelo governo do Estado de Minas Gerais e pela Fiocruz na impressão 3D de válvulas para respiradores, equipamento essencial para pacientes com insuficiência respiratória hospitalizados. No trabalho contra o novo coronavírus ela também está produzindo EPI’s, como máscaras de viseira acrílica para profissionais de saúde.

Adriano Araújo, um dos fundadores da Astroscience, explica que para a força-tarefa já foram mapeados os EPI’s e iniciada a produção para cobrir parte da demanda necessária. Já quanto às válvulas dos respiradores, construiu-se um hub de impressão com impressoras próprias e com apoio do equipamento de várias fábricas, que são clientes e parceiras da Startup. De acordo com ele, neste momento, a concentração do trabalho é na regulamentação dos modelos a serem implantados no processo fabril.

“O ponto que estamos hoje é justamente entender quais são os modelos de respiradores que vamos fabricar. Já enviamos algumas peças para a unidade da Fiocruz em Manguinhos (RJ), onde já estão fazendo as avaliações necessárias. Também estamos em contato com a equipe da ABNT {Associação Brasileira de Normas Técnicas}, em São Paulo, que nos forneceu gratuitamente todas as normatizações. A Anvisa publicou uma resolução dispensando as fábricas da homologação das peças, mas não dispensou de seguirem as respectivas normas. Por isso, estamos atentos a isso nesta fase inicial  e seguindo à risca todas as regras de regulamentação”, declarou Adriano Araújo.

O prefeito Paulo Piau destacou a importância de se criar um ambiente de tecnologia e inovação na cidade. "Me orgulho de fazer parte deste projeto e ao ver uma startup de nossa cidade, se colocar a disposição da comunidade para salvar vidas, vejo que estamos no caminho certo. É a tecnologia e a inovação a favor da vida. Com certeza a Astroscience fará um trabalho magnífico e  relevante para o momento difícil que enfrentamos. É uma contribuição inestimável para Minas Gerais", destacou Piau.

A Astroscience foi uma das empresas destacadas pelo governador Romeu Zema neste final de semana em suas redes sociais. Ele explicou que a produção receberá investimentos da Codemge - Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais. O trabalho pioneiro da Startup, que fabrica resinas destinadas a impressora 3D, assim como as próprias impressoras, já desenvolveu outros projetos junto ao BNDES e Codemge, como uma resina biodegradável a partir de cana-de-açúcar.


Primeira impressão em teste será válvula italiana

Meta é imprimir cerca de três mil válvulas por dia

 

Segundo Adriano Araújo, o modelo de válvula em implementação segue o que foi aplicado na Itália, país onde houve grande demanda e onde um grupo de engenheiros teve iniciativa de imprimir o material. “Foi um grande impacto e eles estão salvando muitas vidas. Nossa ideia é implementar algo semelhante e, por isso, nossa primeira impressão em teste é exatamente essa válvula italiana. Nosso foco agora é estudar e entender todos os modelos de respiradores utilizados no Brasil para que possamos atender com eficiência. Estamos falando de vários tipos de válvulas e componentes”,explicou.

A estimativa de produção, segundo o responsável pela Astroscience, será imprimir cerca de três mil válvulas por dia. Adriano observa que um dos aspectos é a resina, cuja capacidade fabril hoje é de cinco a dez toneladas da matéria-prima por mês. Outra questão é a ampliação da capacidade produtiva graças aos parceiros, que possuem impressoras 3D e utilizam a resina fabricada pela Startup. O trabalho será de acordo com a real demanda nacional, dados que ainda estão sendo levantados pela equipe e pelo governo.

Sentimento – Para Adriano Araújo, o sentimento de contribuir efetivamente com o combate ao coronavírus com um equipamento que pode salvar vidas, vem em um momento de preocupação para todos. Ele considera importante a possibilidade de colaboração da Astroscience, colocando tecnologia de ponta para ajudar a sociedade.

“É um marco a gente poder ajudar nesse momento. E muito importante é mencionar os grupos de Uberaba e região que têm impressoras 3D e que estão se mobilizando para que a gente possa imprimir essas válvulas e peças. Isso é muito positivo não só para nós, enquanto startup, mas para todos os grupos que possuem tecnologias e estão se movimentando para suprir a necessidade do sistema de saúde. Esta é realmente a hora de somar forças”, concluiu o responsável pela startup uberabense.

Jorn. Luiza Carvalho 

 
 
 

Outras Notícias: Covid19



Voltar