WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

12/03/2020 - Formação em Educação para Relações Étnico-Raciais fecha inscrições no domingo

O dia 15 de março, próximo domingo, é a data limite para inscrição no curso de formação em Educação para as Relações Étnico-Raciais, que tem a parceria da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, com proposta inspirada em ações formativas em relação à implementação da Lei 10.639/03 desenvolvidas pela Universidade Federal de Uberaba (UFU), em parceria com as cidades de Uberlândia, Ituiutaba, Patrocínio e Uberaba. O curso de aperfeiçoamento tem carga horária de 250 horas.

Este projeto foi desenvolvido e coordenado pelo professor Dr. Benjamin Xavier de Paula e posteriormente pela Professora Drª Luciene Ribeiro Dias Gonçalves. Uberaba participou das formações em 2018 e 2019 tendo enviado professores representantes de todas as unidades escolares.

Além da FCU, são parceiros, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), a Secretaria Regional de Ensino (SRE), a Secretaria de Educação Municipal (Semed), a Casa do Educador Professora Dedê Prais e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Focado na formação de professores, o curso contou com mais de 150 inscritos em cada ano, sendo os concluintes majoritariamente da rede municipal de ensino, tendo participado também cursistas da UFTM, FCU, SRE e Compir. Durante as formações, os participantes realizaram estudos orientados de textos e produções acadêmicas amparados em metodologias proativas e participativas e instrumentos teórico-científicos que possibilitavam uma leitura crítica, reflexiva e engajada. Houve também a realização de estágio de vivência em comunidades quilombolas em 2018 e em 2019 o estágio de vivência em comunidades de tradições afro-brasileiras.

De acordo com a presidente do Compir, Maria Abadia Vieira da Cruz, o curso em Uberaba efetiva e institucionaliza também a Lei 11.645/2008 e promove a educação antirracista. “Proporciona o diálogo no espaço escolar com outras áreas como a saúde, cultura, esporte, lazer e o social que envolvem nosso educando no enfrentamento ao racismo e ao preconceito e na institucionalização da igualdade racial nas unidades escolares de nossa cidade. Trabalhando junto aos gestores e professores o conceito de racismo institucional e construindo ações para seu enfrentamento no cotidiano de trabalho”.

Para participar gratuitamente, basta se inscrever pelo link https://www.nepereneabipontal.com.br/inscricao-2020-uberaba .

Jorn. Izabel Durynek

Assessoria de Comunicação – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar