ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Nesta semana o projeto ‘Negro, Afirmação e Consciência’, da Fundação Cultural de Uberaba esteve na Escola Criativa. O principal objetivo é o combate ao racismo através de educação, usando como ferramentas a exibição de filmes e promoção de debates para o enfrentamento sobre o preconceito. A intenção é despertar a atenção dos alunos, jovens e adolescentes, sobre a temática. Os “Cine-debates”, uma vertente do projeto, usa roteiros pré-elaborados para cada perfil de público.
De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas Raciais, jornalista Carmem Amâncio, a realização desse evento viabiliza o cumprimento da Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira no ensino fundamental. Carmem ainda explica que o propósito é alcançar toda a comunidade, melhorando as relações étnico-raciais no Município, principalmente no contexto escolar.
A diretora pedagógica da Escola Criativa Sirlene de Castro Oliveira ressalta que já vem discutindo o tema dentro das salas de aula. “A Fundação Cultural entrou em contato com a escola oferecendo o trabalho. Como já trabalhamos a temática, achamos interessante. São questões do dia-a-dia que as crianças precisam trabalhar e escutar de profissionais que não são da escola, de uma forma diferente enriquece o fortalece o nosso trabalho. O projeto foi estendido para as escolas particulares recentemente. Eu vejo como algo muito importante”.
A equipe é composta por professores, parceiros e alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Jorn. Izabel Durynek
Assessoria de Comunicação – FCU
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h