ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Catolicismo e Umbanda coexistem com respeito e admiração no bairro Jardim Induberaba
Na quinta-feira (13), foi comemorado o dia de Santa Luzia, conhecida pelos fiéis como a protetora da “janela da alma”, os olhos. Em Uberaba, o dia ganha há seis anos uma cor a mais, com um encontro de religiões, igreja católica e umbanda.
A Paróquia de Santa Luzia promove uma procissão para a Santa. A caminhada passa em frente à Tenda de Umbanda Chico Baiano, onde o zelador Antônio dos Santos, conhecido como “Tomate”, estende um tapete vermelho para contemplar a passagem. O padre Reinaldo Duarte para em frente à Tenda, transformando o momento em uma comemoração ecumênica entre religiões. O cortejo ganha um significado especial, pois simboliza a união de pessoas diferentes, com ideais e crenças diferentes. É uma visualização de duas perspectivas que coexistem juntas.
O presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Antônio Carlos Marques, esteve presente no encontro e enxerga o evento como um ponto de receptividade. “Entendo que é uma abertura da igreja católica para acolher as religiões de matrizes afro-brasileiras. Esse acolhimento leva a um ser supremo, que emana todas as religiões, que é Deus”, comenta o presidente.
A Igreja fica localizada na Praça Santa Luzia, 38, no bairro Jardim Induberaba e a Tenda de Umbanda Chico Baiano, na rua Dagoberto Prata, 231.
Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo
Comunicação PMU/FCU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h