WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Serviços Urbanos

21/09/2018 - Uberaba é modelo de gestão nacional em Limpeza Urbana e recebe comitiva de Franca

Comitiva da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, da Prefeitura de Franca do Estado de São Paulo foram recebidos nesta semana pelo secretário de Serviços Urbanos de Uberaba, Marlus Salomão e pelo chefe do Departamento de Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos, Fábio Apolinário que apresentaram o sistema de limpeza pública e serviços urbanos realizado pela Prefeitura de Uberaba.


Os representantes da prefeitura paulista, secretário Adriano Tosta, e a engenheira Civil Aline Manom, buscaram o modelo de gestão praticado pela Sesurb e a eles foram apresentados números e todo o relatório de serviços promovidos pela secretaria, entre esses a coleta de lixo, limpeza urbana, além de outros mecanismos aplicados no município como a capina, manutenção, recuperação de praças e vias públicas, arborização, paisagismo, manutenção de prédios públicos, revitalização dos cemitérios “Medalha Milagrosa” e “São João Batista”, reconstrução da produção, aplicação e gerenciamento do Horto Municipal, pavimentação, revitalização e operação “tapa buracos” e, também a coleta de resíduos feitos pelos Ecopontos – onde são coletados resíduos sólidos e entulhos oriundos da construção civil como tijolos e restos de azulejos, móveis velhos, podas de árvores devidamente cortados em pequenos pedaços, materiais recicláveis como papel, papelão, vidro e alumínio e, eletroeletrônicos como computadores, monitores e aparelhos de televisão, totalmente gratuitos a população.


Marlus Salomão apresentou também números sobre os serviços de coleta de materiais inservíveis, conhecido como “Cata Treco”. “Esse serviço acontece diariamente e tem recolhido objetos como TVs, sofás e computadores, entre outros, que são descartados em terrenos e até nas vias públicas. Esse serviço é realizado de acordo com as demandas enviadas pela população, evitando o acumulo deste tipo de descarte nas ruas da cidade”, explica.


Outro projeto apresentado e muito bem aceito pelos representantes de Franca foi o programa de voluntariado onde os participantes do projeto recebem um vale alimentação. Os voluntários atendem diretamente 100 bairros periféricos da cidade. O projeto "Todos por Uberaba" tem como proposta envolver as pessoas da própria comunidade a manter a cidade limpa, por meio do programa Varrição Social que é amparado pela lei dos voluntários obedecendo à lei Federal nº 9.608, de 18/02/1998 e ao decreto Municipal 1516/06.


“Viemos em busca de informações e conhecimentos tendo em vista que Uberaba é a 8ª cidade mais limpa do país e isso é extremamente importante para nós, enquanto representantes municipais. Mesmo que Franca esteja em São Paulo, fizemos questão de buscar conhecimento e boas experiências que aqui são praticadas”, explicou o secretário paulista.


Adriano disse que foram coletadas informações importantes e, que possivelmente se transformarão, num primeiro momento em projetos.


“O programa de varrição social nos despertou a atenção. Mesmo sendo um programa implantando há anos em Uberaba, é muito benéfico para a cidade como um todo. Vou levar a idéia para Franca e plantar a semente para a nossa cidade”, disse.


Aline Manon, que acompanhou a reunião, ressaltou que Uberaba é uma cidade modelo e por isso “essa troca de experiências e de referências é de extrema importância”.


A cidade de Franca, atualmente tem aproximadamente 350 mil habitantes e é uma das principais cidades do pólo calçadista do país.
Dados. Uberaba foi considerada a 8ª cidade mais limpa do Brasil em 2017 e, de acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, somente no primeiro semestre de 2018 já foram contabilizados os seguintes números:


- Descarte Irregular: materiais descartados e recolhidos em vias públicas, 10.127 toneladas;
- Ecopontos: 7.035 toneladas coletadas em 11 pontos distribuídos pela cidade;
- Varrição: 27.093 km de eixos de vias foram varridos somente no primeiro semestre de 2018;
Lixo Domiciliar: 50.318 toneladas foram coletados em 2018.


“Todo o trabalho realizado pela Sesurb é fiscalizado e monitorado diariamente para que seja garantida e mantida a limpeza em toda a cidade”, finalizou o chefe do departamento de Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos, Fabio Apolinário.


Jor. Sabrina Alves
SECOM/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Serviços Urbanos



Voltar