WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Transporte Coletivo

20/09/2018 - Mais de 80 mil pessoas devem circular pelo Terminal Sudoeste/Beija-Flor

O terminal “Tião Silva”, como será denominado, é o terceiro inaugurado no município e faz parte do programa de Mobilidade Urbana de Uberaba 

O novo terminal Sudoeste (Beija-Flor) será inaugurado nesta quinta-feira (20), às 17h30, em cerimônia que contará com diversas autoridades, entre essas o prefeito Paulo Piau, secretários municipais e o secretário Nacional de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, Inácio Bento de Morais Junior. Lembrando que a operação do sistema terá início no sábado (22), a partir das 5h.


Com uma expectativa de atendimento diário de mais de 80 mil, o novo terminal é o terceiro que integra o projeto BRT Vetor, implantado em Uberaba e, o único no País em funcionamento, numa cidade com menos de 500 mil habitantes.


Serão nove linhas, numa extensão de 5,8 quilômetros e 11 estações de embarque e desembarque facilmente acessíveis, sem a necessidade de cruzar longas passarelas, garantindo um acesso célere aos quatro cantos da cidade.


“Vamos completar o projeto do BRT que já conta com o eixo Leste/Oeste que liga toda a Avenida Leopoldino de Oliveira, o eixo Gameleiras, no Grande Abadia e, agora, o eixo Bairro Beija-Flor, abrindo o terceiro ramal. O BRT tem a característica de ser um ônibus rápido e estamos trabalhando desde o início para que todo o sistema possa fluir da melhor maneira possível. Mas é claro que ainda temos enfrentado problemas devido à cidade ser antiga e, em alguns trechos temos dificuldades por serem vias mais estreitas. O trecho que liga o terminal Beija-Flor, em especial, é um trecho é mais tranquilo por terem vias bem traçadas e mais largas, o que contribuirá para a fluidez do trânsito e dos ônibus do BRT” comemora o prefeito Paulo Piau.


Terminal “Tião Silva”. O novo terminal Sudoeste do BRT Vetor instalado no bairro Beija-Flor levará o nome do empresário, Sebastião Batista da Silva, conhecido como “Tião Silva” em homenagem e reconhecimento por sua luta em prol de Uberaba. Tião Silva faleceu em 2017. A homenagem acontece um ano após sua morte.


Uberabense, Tião ficou muito conhecido pela sua representatividade no ramo têxtil e imobiliário. Sua trajetória teve início ainda na infância quando trabalhou na casa Minerva. Chegou a trabalhar como vendedor na Casa Oriental e na Companhia de cigarros Souza Cruz. Foi fundador da loja Rio Magazine e da Loja o Tremendão e, posteriormente, fundou a empresa de tecidos e malhas, Mirela Confecções.


Atuou com grande representatividade em entidades classistas e políticas da cidade como Associação Comercial e Industrial de Uberaba (ACIU) e Uberaba Tênis Clube (UTC), além deter fundado a Associação das Indústrias de Uberaba (Assídua), em 1987. Foi fundador do Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra) em 1989 e, em 1991, do Sindicato das Indústrias do vestuário de Uberaba (Sindivestu).


Silva teve seu nome marcado dentro da política local sendo vice-presidente diretório municipal do PSDB entre 1998 e 1999 e, por anos, foi líder da chamada confraria de amigos "Roda de Fogo" cenário de grandes debates políticos. Em 2001, idealizou e fundou o movimento eleições inteligentes.


Sua trajetória levou a receber a medalha Major Eustáquio, em 1999 e o diploma de honra ao mérito, em 1999, entregue pela Câmara Municipal de Uberaba. Outra homenagem foi dada durante o evento Valores da Terra Empresarial, do Jornal de Uberaba, em 2005. E, pela CDL, foi destaque como empresário “Lojista Tradição” e, ainda, teve seu nome dado ao título industrial destaque Vale do Rio Grande “Troféu Tião Silva”.


Jorn. Sabrina Alves
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Transporte Coletivo



Voltar