WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Transporte Coletivo

18/08/2018 - Terminal Sudeste/Gameleiras é inaugurado

A cerimônia terminou com a primeira viagem do trecho que atenderá uma das regiões mais populosas da cidade

Foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (17), o novo terminal “Expedito Alves dos Santos” – Terminal Sudeste/Gameleiras. O início da operacionalização acontecerá a partir das 5h, deste sábado (18), para atender melhor aos usuários do transporte público.

Ao todo o corredor Sudeste/Gameleiras conta com nove estações de embarque e desembarque com uma extensão de 3,7 quilômetros e vai passar pelas avenidas Guilherme Ferreira, Nelson Freire, Abílio Borges de Araújo e Bandeirantes.

Ao som da orquestra municipal de Uberaba, sob a regência do maestro Eliezer Thiago e alunos da Ecau – Escola de Cultura e Arte de Uberaba, a cerimônia contou com a presença do prefeito Paulo Piau ao lado da primeira-dama, Heloísa Piau e de representantes do município, entre esses os secretários municipal Obras, Marcondes Freitas; de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Wellington Cardoso; de Serviços Urbanos, Marlus Salomão; o superintendente de Transporte Público, Claudinei Nunes e ainda a presença do presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Luiz Dutra; do superintendente  Regional da Caixa Econômica (CEF) Federal, Luiz Carlos Alves; o gerente Geral da CEF - agência local, Marcílio Delfino Duarte Júnior; do diretor presidente da empresa Piracicabana, Joaquim Constantino Neto; o diretor superintendente  da empresa de transporte Líder, Gentil Zanovello Afonso; do representante do consórcio BRT Uberaba Gameleiras-Sudeste, engenheiro Roberto Lopes Veludo; presidentes de entidades classistas; presidente da Associação de Moradores do bairro Gameleiras, Sebastião Gonçalves da Silva e o filho do homenageado da noite, o senhor Expedito Alves dos Santos – Paizinho, Ronaldo Alves dos Santos, que agradeceu a homenagem e reconhecimento prestado ao pai.

Durante pronunciamento o prefeito de Uberaba, Paulo Piau manifestou sua satisfação em atender a população residente daquela região. “Mesmo com pouco dinheiro e diante da realidade que estávamos vivenciando conseguimos concretizar mais este feito para a nossa cidade. É um dia muito especial. Inaugurar o terminal do BRT bairro Gameleiras aqui na grande Abadia garantirá maior celeridade ao transporte coletivo”, destaca.

Wellington Cardoso reforça a importância do novo eixo. “O sistema é feito para atender a toda a comunidade. É por isso que medidas foram tomadas no sentido de melhorar o sistema como diminuição do tempo de percurso, acomodações, ônibus de altíssima qualidade, ar condicionado nas estações, além de uma gama de providências tomadas para melhorar a qualidade de quem usa o transporte coletivo, que é considerado extremamente seguro”, destaca o secretario da Sedest.

Ao final da cerimônia, todos os convidados participaram da viagem inaugural dando inicio ao novo sistema BRT Corredor Sudeste/Gameleiras.

Estrutura. O novo corredor atenderá diretamente moradores dos bairros Recreio dos Bandeirantes, Leblon, Costa Teles, Valim de Melo, Gameleiras, Chica Ferreira, Maracanã, Isabel do Nascimento, Rio de Janeiro, dentre outros, com uma expectativa de atender mais de 40 mil usuários do transporte público por dia.

O terminal terá mobiliário e sinalizações adequadas atendendo as necessidades para idosos e portadores de necessidades especiais, que inclui piso táctil e também bicicletário. O novo sistema contará ainda com ônibus chamados de troncal secundário, que permitirá uma maior mobilidade para os usuários que terão opção de seguir tanto pelo sistema BRT quanto pelas linhas convencionais.

O terminal e as estações em todo o trecho passaram por testes de eficiência que garantiu a qualidade do sistema. Além do mais, o sistema vetor sudeste – Gameleiras conta com uma central de monitoramento com câmeras e técnicos monitores auxiliando os usuários e cadeirantes a acessarem as estações e, tanto nas estações quanto no terminal, painéis eletrônicos que informarão em tempo real as informações pertinentes aos usuários, como horário para embarque e desembarque das linhas.

Ao todo a obra custou mais de 18 milhões e foi financiada pelo Ministério das Cidades e gerido com recursos da Caixa Econômica Federal. Vale destacar que quase 2 milhões foi aplicado com recursos do município que visa o avanço da cidade que está sendo programada para os próximos 20 anos.

Homenagem. Terminal Sudeste/Gameleiras (sudoeste) homenageia o senhor Expedido Alves dos Santos, popularmente conhecido como Paizinho.


Casado durante muitos anos com Luzia do Espírito Santos Alves, carinhosamente como mãezinha, teve cinco filhos e ganhou o carinho da população de Uberaba depois que passou a realizar diversas excursões para a cidade de Romaria, ainda na década de 80.


Até hoje, a fé e a religiosidade do senhor Expedido são lembrados pelos amigos e pelos uberabenses pelos seus bons princípios e caráter inquestionável.
 
Jornalistas Sabrina Alves e Luiza Carvalho
SECOM/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Transporte Coletivo



Voltar