WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

PROCON

09/11/2017 - Procon Regional inaugura mais uma unidade em Conceição das Alagoas

Hoje, 9 de novembro, o projeto Procon Regional inaugura mais uma sede, desta vez em Conceição das Alagoas. De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Uberaba, Rodrigo Mateus Signorelli, o formato é um pouco diferente do que já acontece em algumas cidades mineiras, com uma estrutura mais enxuta e contando com a experiência da unidade em Uberaba. “A alternativa é para que as pessoas tenham acesso ao serviço, pois mesmo que a relação de consumo da população das cidades circunvizinhas seja em Uberaba, o Procon nem sempre é procurado”, pontua.


O projeto está funcionando já em três cidades da região, como Pirajuba, Planura e Veríssimo e deve se estender a todos os municípios da Associação doa Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), grande parceria, atendendo assim às exigências do Ministério Público em relação aos direitos do consumidor.


O servidor responsável pelo Procon em Conceição das Alagoas foi treinado pela unidade em Uberaba e está apto a atender a população nas demandas mais simples. “Os casos mais complexos ficam sob a orientação de Uberaba”, comenta o presidente.


Em Minas, existem iniciativas em outras regiões e o Procon Estadual avalizou esse formato para Uberaba e região. Outras duas cidades já estão com a unidade em fase de implantação, como Água Comprida e Santa Juliana.


Rodrigo enfatiza que o projeto tem resultados positivos não somente para o consumidor, como também para o fornecedor e para a própria economia da cidade. “Mesmo que sejamos um agente fiscalizador, existe a conscientização do mercado local, que é um dos pontos positivos da instalação de uma sede de apoio”, diz. Além disso, como ele cita 90% dos problemas são com grandes fornecedores, como bancos, operadoras de telefonia e de cartões de crédito, e não exatamente com o comércio local. Como o foco é ajudar o consumidor com a resolução de problemas como as dívidas, consequentemente, vai mexer na economia da cidade. E mais um item que Rodrigo considera importante, é o aspecto social do Procon, que atende um número expressivo de pessoas mais simples. “Essas pessoas constroem confiança no Procon e terão oportunidade de ter mais acesso à informação, já que não procurariam outras formas de resolver os seus problemas, endividando cada vez mais”, completa.


Lembrando que a inauguração do Procon Conceição das Alagoas será às 18h30, no dia 09 de novembro, na Praça Vilmar José Borges, s/nº e, logo após, às 19h, haverá palestra com o Secretário Executivo do Fórum dos Procons Mineiros, Eduardo César Schröder e Braga, na Câmara Municipal.
 
Monica Cussi
Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: PROCON



Voltar