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PROCON

12/09/2017 - Procon Uberaba autua quatro empresas no dia do aniversário do Código de Defesa do Consumidor

Em comemoração aos 27 anos do Código de Defesa do Consumidor, os órgãos responsáveis pela fiscalização no Estado de Minas Gerais, fizeram uma ação simultânea para combater abusos na oferta de seguros e garantias de produtos. A Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Uberaba, enviou equipes às ruas nesta segunda-feira (11), onde autuaram quatro empresas do setor varejista. De acordo com Rodrigo Mateus, presidente do Procon Uberaba, a fiscalização tenta coibir a chamada garantia estendida na compra de produtos, ação que lesa o consumidor e a economia brasileira.  

 
Para ele, o Procon tem como meta, além da fiscalização, conscientizar os profissionais e os próprios consumidores sobre as práticas abusivas. “Temos casos em que o valor da garantia estendida está embutido no produto. Muitas vezes, esse seguro não dá nem garantia de troca”, diz.
 
A fiscalização continuará nos próximos dias e o presidente garante que as equipes irão visitar todas as grandes lojas varejistas. “A garantia estendida é facultativa e na hora da venda, o lojista precisa explicar para o consumidor o que ele está pagando e, assim, decidir se contrata ou não o seguro”, conclui.
 
O prefeito Paulo Piau considera que "em Uberaba, a defesa do consumidor é levada a sério, tanto que aqui é a única cidade de Minas onde o Procon é uma fundação pública, com autonomia técnica, administrativa e financeira, desde 2015, uma decisão deste governo. Por isso, celebramos com orgulho os 27 anos do CDC".
 
O montante de atendimentos registrados no período de 01 de janeiro a 15 de agosto de 2017 foi de 6.634. Até o momento, a maioria dos registros (44,19%) está relacionada a assuntos financeiros (operadoras de cartões de crédito, Bancos, Financeiras, etc.); os serviços essenciais  (energia elétrica, operadoras de telefonia, água) representam 19,36%; produtos (bens móveis em geral), com 19,17%; serviços privados, 12,89%; na saúde, apenas 2,54%; habitação 1,36% e alimentos 0,48%. 
 
Para dúvidas, informações e denúncias o consumidor deve procurar a instituição, que funciona de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h. O atendimento por ordem de chegada, com a realização de cadastramento até as 16 horas, ou então entrar em contato pelo telefone 3333-7666, ou ainda pelo 151, e aos finais de semana pelo WhatsApp 99869-9000.
 
Monica Cussi
Secom/PMU

 
 
 

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