WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

07/06/2017 - PMU e IBGE discutem parceria para realizar o Censo Agropecuário 2017

Prefeito Paulo Piau se reuniu com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na tarde desta terça-feira (06) para discutir sobre a preparação para o Censo Agropecuário 2017, que começará em outubro. O IBGE busca apoio do município para contribuir e acompanhar os trabalhos da pesquisa.
 
Cerca de 15 recenseadores percorrerão a área rural de Uberaba realizando o questionário do IBGE e o cadastro das coordenadas geográficas das propriedades. Os questionários contam com 565 perguntas, separadas em grupos temáticos de acordo com a área do produtor. O processo seletivo para a realização do Censo já está em andamento.
 
Para o prefeito, o interesse nesses dados é do poder público e a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio, irá auxiliar no acesso aos produtores rurais de Uberaba. “Vamos trabalhar nessa parceria para orientar o IBGE o máximo possível, conversar com as pessoas, empresas e parceiros para mostrar toda a estrutura, o que é o censo, o objetivo, para oferecer segurança para os produtores”, explica Piau.
 
Maria Antônia Esteves da Silva, superintendente do IBGE em Minas Gerais, destaca que o município é o maior beneficiado. “Além das informações que são geradas para o agronegócio, para os municípios e empresas, é uma oportunidade dos dados serem aplicados em políticas públicas, em uma atividade que se pode investir muito” ressalta Maria Antônia.
 
A PMU irá viabilizar e levar os recenseadores do IBGE para fazer a entrevista com os produtores rurais. Segundo o secretario de Desenvolvimento do Agronegócio, Luis Carlos Saad, são 450 mil hectares de área do município e cerca de 3500 produtores rurais. “Além do acesso, vamos juntar com as entidades, sindicato rural, as cooperativas e associações para que tenham facilidade de informações junto ao IBGE”, esclarece Saad.

Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar