WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

19/05/2017 - Tributo ao Clube da Esquina, com Guto Hueb e Wagner Tiso, será com entrada franca no Teatro Vera Cruz

Ingressos, cuja procura já é alta, estarão disponíveis a partir de 10h na bilheteria do teatro e na sede da Fundação Cultural

A Fundação Cultural de Uberaba realiza, nesta sexta-feira (19), um Tributo ao Clube da Esquina com o cantor, compositor e violonista Guto Hueb, que contará com a participação de Wagner Tiso, um dos fundadores do clube, e ainda de Gustavo Bali. A apresentação acontecerá às 21h e terá entrada franca. Os ingressos, que são limitados de acordo com a capacidade do local, podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do teatro e na sede da Fundação Cultural, na praça Rui Barbosa, 356, a partir das 10h de sexta-feira.


Segundo o músico Guto Hueb, o show será de uma hora e meia e vai ter músicas de todo o movimento Clube da Esquina. “Teremos desde Milton Nascimento e Wagner Tiso, Beto Guedes, Toninho Horta, Flávio Venturini, Lô Borges, Telo Borges, enfim, todos aqueles que fizeram parte, de alguma forma, desse movimento”, diz o músico, que também vai apresentar quatro músicas autorais do seu CD Ilusão.


Para a apresentação especial em Uberaba, Guto Hueb vem acompanhado de Roger Pereira ao piano, Rogério Plaza no acordeom, Adriano Martins no baixo, Nando Hueb na guitarra e Lilo Oro na bateria.


Guto Hueb acompanhou, por 8 anos, artistas como Zé Renato Fressato, Iara Rabelo, Mariana Campos, Tutuca Tiso e o grupo mineiro Quarteto Sentinela. Sua carreira musical começou aos 16 anos como violonista em Macatuba, no interior de São Paulo, sua terra natal.


Nas vivências entre o interior paulistano, terras mineiras e a Argentina, onde fez parte da formação do “La Rota”, Guto acumulou alguns primeiros lugares em festivais nacionais, como o prêmio de melhor música em 2008 no Festival de Música em Uberaba, e o FNAC – Festival Nacional da Canção - etapa Alfenas, como compositor nos anos de 2007 e 2008, entre outros. Hoje, com 20 anos de carreira e muitas composições gravadas por outros artistas, Guto lançou seu primeiro trabalho autoral, solo, o CD Ilusão.


Guto Hueb recebe para o show o músico, arranjador, regente, pianista e compositor Wagner Tiso, um dos principais parceiros de Milton Nascimento e um dos nomes que participaram da fundação do movimento Clube da Esquina. Compositor de sucessos como “Coração de Estudante”, ele é destaque pela extensa carreira nacional e internacional ao lado de grandes nomes da música brasileira. Considerado patrimônio musical da música mineira, brasileira e internacional, ele já gravou cerca de 30 discos, a maioria fora do Brasil. O músico inovou sendo um dos precursores do jazz como elemento do rock progressivo no cenário da música instrumental mundial.


Além disso, ao longo de sua carreira, Tiso esteve como arranjador, compositor e pianista ao lado dos maiores nomes da música nacional e internacional, como Gal Costa, Maria Bethânia, Cauby Peixoto, Nelson Freire, Lô Borges, Beto Guedes, Flávio Venturini, Toninho Horta, Caetano Veloso, Gilberto Gil, entre outros nomes.


O Clube da Esquina foi um movimento musical brasileiro que surgiu na década de 1960 em Belo Horizonte/MG, onde jovens músicos, como Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Flávio Venturini, Vermelho, Tavinho Moura, Toninho Horta, Márcio Borges, Fernando Brant,  Wagner Tiso e os letristas Fernando Brant e Ronaldo Bastos, começaram a se reunir para criar um som que fundia com as inovações trazidas pela Bossa Nova a elementos do jazz, do rock – principalmente os Beatles –, e música folclórica dos negros mineiros, com alguns recursos de música erudita e da música hispânica.

Participação
 
Outra participação especial no show, anunciada nesta quinta-feira, é músico curitibano Gustavo Bali. Radicado em São Paulo, ele é percussionista especialista em pandeiro, que dialoga com diversas vertentes da música.


Pesquisador do pandeiro há 14 anos Bali desenvolve um trabalho de construção técnica ao instrumento, incluindo-o em uma série de projetos musicais que, além do samba, trabalha diversos ritmos e instaura processos criativos de criações rítmico-melódicas.


Gustavo Bali ministrou cursos no estúdio Ari Colares durante dois anos, workshops em Paris no Club Du Choro de Paris e Universitè de Saint-Dennis, foi artista orientador do Programa Vocacional por 3 anos e é integrante dos grupos “Código Ternário” (Álbuns Intensidade e Quarteto Ternário) e “Meio de Campo Samba Rock” (Duo c/ Igor Damião).

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar