WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

26/04/2017 - Prefeitura reúne sociedade civil para discutir propostas de segurança pública

Reunião realizada nesta terça-feira (25) na Prefeitura de Uberaba, contou com a presença dos representantes da Sociedade Civil Organizada da cidade, Polícia Militar e movimento Acorda Uberaba. O intuito da reunião foi de discutir iniciativas de segurança pública da cidade. Durante a reunião cada secretário presente apresentou as ações de prevenção que são promovidas pelas pastas.
 
O prefeito Paulo Piau destacou que o intuito da reunião foi de apresentar o que já está sendo feito para que novas propostas e projetos sejam sugeridos de forma a fortalecer esse trabalho. “Segurança pública é de responsabilidade de todos. Precisamos unir forças para trabalharmos ações efetivas não só de prevenção como também de repressão, pois a impunidade no Brasil é muito grande e isso apenas tem fortalecido os criminosos”, ponderou Piau.
 
Dentre as ações de prevenção que já são promovidas pela prefeitura, foram destacados os trabalhos na linha da Educação, com a promoção do tempo integral nas escolas que oferece oportunidades para que 5.800 jovens possam passar o tempo fora do horário de ensino de maneira saudável, com atividades realizadas nas escolas.
 
A secretaria possui ainda o projeto da jornada ampliada que atende cerca de 6 mil alunos, no contra turno, para participarem de atividades esportivas e culturais nos Cemeas. Outro projeto implantado pela secretaria, que ainda está em fase piloto é o Escola e Família, promovido em três unidades educacionais, o projeto atende 582 adolescentes em situação de vulnerabilidade promovendo ações diferenciadas com o intuito de envolver os pais com o ambiente escolar.
 
A Feti também apresentou o trabalho realizado com jovens que são inseridos no mercado de trabalho para atuarem como jovem aprendiz. Os cursos de capacitação promovidos pelo Ceju, também atendem 850 adolescentes da cidade. A Secretaria de Desenvolvimento Social destacou diversas ações da pasta responsável por atender pessoas em estado de vulnerabilidade, como a Casa de Passagem e Abordagem Social.
 
A Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transportes discutiu diversos aspectos da segurança pública, como o trânsito, o Olho Vivo e a atuação da Guarda Municipal, que inclusive com as Patrulhas Escolares, que tem realizado um serviço bastante efetivo no combate a delitos na porta das escolas.
 
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo reforçou a importância de trabalhar para atrair empresas para a cidade de forma a fomentar a geração de emprego e renda. Os representantes da Fundação Cultural e da Fundação do Esporte também apresentaram as diversas ações que são levadas para a população no intuito de promover a cultura e o esporte junto a juventude da cidade.
 
Por unanimidade, os participantes da reunião expressaram a necessidade de levar a discussão ao Ministério Público e o Judiciário. A impunidade foi um ponto muito discutido por todos os envolvidos, visto que criminosos tem tido suas penas prescritas antes mesmo de serem julgados pela falta de agilidade no andamento dos processos.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar