ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A medida vale para a venda de televisores Samsung nas lojas do Magazine Luiza
A Fundação Municipal de Proteção de Defesa do Consumidor – Procon Uberaba suspendeu cautelarmente a venda de televisores da marca Samsung, nas lojas do Magazine Luiza no Centro e no Shopping Uberaba, por tempo indeterminado, visto problemas identificados nos aparelhos, relatado por consumidores.
A decisão cautelar, assinada pela chefe interina do Departamento de Contencioso do Procon Uberaba, Elizabeth Beatriz Gonçalves de Freitas, ocorreu após dois consumidores relatarem problemas idênticos nos aparelhos comprados recentemente, como mancha preta e trinco na tela surgidos no momento em que os aparelhos eram ligados. Como o fabricante, representado pela assistência técnica autorizada, e a loja, recusaram atendimento ao consumidor, o Procon Uberaba entendeu que medidas mais rigorosas deveriam ser tomadas para amparar estes consumidores e ao mesmo tempo evitar que outros adquirissem produtos dessa marca e modelo com os mesmos vícios de funcionamento.
Na manhã de hoje, fiscais da Fundação Procon Uberaba notificaram as duas lojas, fizeram levantamento da quantidade de televisores disponíveis e determinaram que todas as unidades fossem retiradas da área de vendas, sob pena de multa diária de R$10.000,00. A assistência técnica da marca está proibida de recusar atendimento a outros consumidores que adquiriram televisores da mesma marca e modelo e que ainda estejam em garantia, sob multa de R$2.000,00 por recusa. As características dos televisores são: marca Samsung LED 40'' Smart Full Modelo UN40K6500A e Samsung LED 32'' Smart HD Modelo UN32J4300AGXZD.
O presidente da Fundação Procon Uberaba, Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli, explica que em casos como este, o correto é o consumidor dar entrada na assistência técnica, que tem 30 dias para resolver o problema. Após este prazo, se o problema persistir, o consumidor pode escolher entre receber um produto novo ou ter o seu dinheiro devolvido. Nestes casos isso não foi possível porque a assistência técnica se recusou a receber o produto para análise e a loja, mesmo sabendo disso, se recusou a trocá-lo ou a devolver o dinheiro. O comportamento das empresas levantou suspeitas sobre a qualidade dos produtos vendidos nas lojas da rede e hoje as vendas desses dois modelos da marca Samsung no Magazine Luiza foram suspensas. “Querem deixar o consumidor sem saída e isso nós não vamos aceitar”, afirmou Rodrigo Mateus. As empresas reclamadas têm até dez dias para apresentar defesa.
Secom/PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h