ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Nesta sexta-feira (10), a partir das 17h, a Praça Rui Barbosa vai receber a apresentação do Grupo de Catira Tradições de Minas, de Wosley Torquato, e da Companhia de Reis Divina Santa Estrela, do capitão Eurípedes Miguel de Morais. As apresentações na praça acontecerão em todo o mês de março às sextas, e fazem parte do cronograma da Fundação Cultural para as comemorações de 197 anos de Uberaba.
O grupo Catira Tradição de Minas, criado em 2005, é formado por pessoas de diversas faixas etárias, apresentando uma manifestação popular típica brasileira onde o objetivo da dança é sapatear e palmear, juntamente com os acordes proporcionados pelas violas e cânticos característicos de cada região.
Além dos fatos históricos de onde a catira se teve origem, ela é uma forma de troca entre os integrantes e o público que assiste.Por meio do grupo Tradição de Minas, o coordenador Wosley Torquato ensina catira a quem tiver interesse, com o objetivo de propagar a genuína cultura brasileira.
Outra apresentação desta sexta-feira é da Companhia de Reis Divina Santa Estrela, do capitão Eurípedes Miguel de Morais, que trará ao público uma das tradições populares mais relevantes de nossa cultura, visto que Uberaba é oficialmente o município com o maior número de grupos de Folias de Reis cadastrados em Minas Gerais e no Brasil.
O levantamento, feito por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) mostra que Uberaba tem 106 grupos registrados até o momento, e em seguida está a cidade João Pinheiro, na Região Noroeste do estado, que aparece com 34.
Em setembro do ano passado, a Prefeitura de Uberaba e Fundação Cultural publicaram no Porta-Voz o decreto que homologou o registro da manifestação cultural como Patrimônio Cultural Imaterial de Uberaba. A estimativa é que Uberaba possui cerca de 160 companhias de Folia de Reis.
Apresentações seguem em março
A praça Rui Barbosa continua recebendo programação ao longo do mêsàs sextas-feiras, sempre a partir de 17h. No dia 17, a apresentação é doMoçambique Zumbi dos Palmares, com o capitão José Reinaldo, e do grupo de Capoeira Águias 2000.Já no dia 24 é a vez da Escola de Viola da Fundação Cultural, sob a regência do professor José Nicodemos.
No dia 31, fechando o cronograma especial, a apresentação é do grupo Bumba meu Boi “Trancilim” da Tenda Tambores de Minas, Casa na Cruzada de Xangô. A direção é de Mãe Ana Lúcia de Benedito.
Luiza Carvalho –Jornalista
Comunicação PMU/FCU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h