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Governo

25/01/2017 - Segov promove encontro com vereadores

Parlamentares foram apresentados às equipes de atendimento das Secretarias de Governo e Serviços Urbanos sob o comando de Antônio Oliveira

Com foco em dinamizar as informações e o atendimento aos vereadores uberabenses, o secretário de Governo e interino de Serviços Urbanos, Antônio Sebastião Oliveira, promoveu hoje (24), uma reunião com os vereadores, Luiz Dutra, Almir Silva, Agnaldo Silva, Franco Cartafina, Cleomar Barberinho, Ronaldo Amâncio, Fernando Mendes, Alan Carlos, Thiago Mariscal, Rubério Santos, Kaká Carneiro, Samuel Pereira, Ismar Marão e Denise Max. O Prefeito Paulo Piau participou do encontro e destacou a importância da ação promovida pela pasta do Governo, que cuidará da relação do Executivo com o Legislativo, bem como do município com a região.


“A gente não pode sair do foco do que nos cerca e nosso trabalho é para a comunidade. Desta forma o secretário irá oferecer um atendimento dinâmico e objetivo. Quero também dizer a vocês que temos as prioridades definidas que são: Segurança Pública, Saúde e Gestão, ou seja, desburocratizar o serviço da prefeitura visando facilitar a vida do cidadão. Peço ainda que acompanhem o trabalho que está sendo realizado junto ao U+20, pois há o envolvimento das universidades, empresas, comunidade e Poder Público e precisamos preparar nossa cidade para os próximos anos e contamos com o Poder Legislativo para isso”, afirmou Piau.


Apresentação – Antônio Oliveira apresentou cada membro da equipe da Secretaria de Governo informando quem fará o atendimento imediato aos vereadores, ressaltando inclusive que nenhuma solicitação dos parlamentares ficará sem resposta. “Vamos trabalhar para Uberaba independente de questões eleitorais e partidárias. Vocês terão acesso a Segov e vamos dar um retorno a todas as demandas apresentadas. Tudo que for do Legislativo deve ser encaminhado à Secretaria de Governo, que é a pasta responsável por atendê-los. Para isso melhoramos o formato de atendimento, dando uma agilidade. Vocês terão a porta sempre aberta”, afirmou.


Ele também solicitou ao presidente da Câmara que a equipe técnica do Legislativo também encaminhe os documentos oficiais da CMU com antecedência para publicação do Diário Oficial do Município. Toninho ainda informou que irá criar um link para que a troca de informações com o Legislativo aconteça de forma otimizada.


O presidente do Poder Legislativo Luiz Dutra externou a satisfação com o encontro e afirmou que acredita no potencial desta nova legislatura por entender que será “uma das melhores câmaras de todos os tempos”. Ele também afirmou que a CMU fará um trabalho junto a comunidade de forma mais pontual, levando o legislativo para os bairros. Ele convidou o prefeito Paulo Piau e também o secretário Antônio Oliveira para participar da primeira reunião do Legislativo, que segundo ele será para eleição das Comissões Permanentes, bem como para definir a agenda de reuniões de fevereiro. Ele garantiu que a Câmara será parceria da PMU nas ações para Uberaba.

Secretário também apresenta ações da Sesurb aos vereadores
 
Antônio Oliveira que também é secretário interino de Serviços Urbanos apresentou toda a equipe da pasta aos vereadores e informou sobre as ações que estão em andamento, bem como as que serão viabilizadas. O secretário falou da preocupação de atender a demanda de tapa-buraco na cidade como um todo, mas lembrou da dificuldade de trabalhar com no período chuvoso, que causa uma perda significativa de material. Ele destacou também que o material utilizado é um subproduto do petróleo, cuja exclusividade de venda é da Petrobras, que coloca o preço e também define para quem irá vender o que muitas vezes, emperra os procedimentos de compra do município, que depende de licitação para adquirir o produto, mas que equipe tem atuado para evitar todos os problemas.

Juntamente com o prefeito Paulo Piau, o secretário apresentou o cronograma de manutenção e conservação de áreas e vias públicas, conhecido como Programa #Multiação. A cidade foi dividida em cinco setores, sendo: Setor 01 - Regional Nordeste; Setor 02 - Regional Sudeste; Setor 03 - Regional Noroeste; Setor 4 - Regional Sul; e Setor 5 - Regional Sudoeste.

As equipes da Sesurb serão divididas por serviço, sendo assim, serão 02 equipes setoriais e 01 emergencial para Tapa-Buracos; 06 equipes setoriais e 01 equipe emergencial para limpeza, capina e poda; para serviço de limpeza de bueiro serão 06 equipes setoriais e 01 equipe emergencial; 01 equipe setorial e 01 equipe emergencial para poda de árvores; 01 equipe emergencial para serviços em galerias pluviais e 01 equipe para conservação de 206 prédios públicos.

Conforme explicou o Superintendente de Serviços Urbanos, José Donizette de Melo, as equipes atuarão nos locais semanalmente, de forma completa, o que dará mais resultado. “Vamos racionalizar o serviço, evitando desgastes e deslocamentos desnecessários. Com certeza teremos um resultado positivo neste trabalho”, garantiu.

O secretário informou ainda que a equipe está fazendo um levantamento de locais críticos que precisam de galeria pluvial para busca de recursos, visando o início das obras.

Demandas - O presidente Luiz Dutra sugeriu a colocação de lixeiras no centro da cidade, visto a quantidade de lixo deixado no chão no dia da coleta, que pode ser levado pelas chuvas. Ele também solicitou que seja estudada pelo município a possibilidade de oferecer caçambas comunitárias, para aquelas pessoas que acumulam materiais em casa e depois não tem como fazer o descarte da forma correta. Dutra solicitou ainda que a Cohagra viabilize loteamentos populares e que a Prefeitura volte a destinar uma área para construção da sede própria do Poder Legislativo e também do próprio Executivo. Toninho e o prefeito afirmaram que vão avaliar as solicitações e sugestões feitas.

Vale destacar também que as equipes da Sesurb atuará nos pontos de coleta de resíduos sólidos na zona rural e urbana (caçambas). Também foi apresentado o trabalho do Projeto de Varrição Social que continua acontecendo com 416 voluntários, atendendo tanto área urbana quanto rural. Indagado pelo vereador Samuel Pereira, o Toninho afirmou que pretende ampliar o número de varredoras, visando abranger ainda mais bairros. Ele repassou informações aos vereadores também sobre o funcionamento do Ecopontos, que são onze destinados ao recebimento de descarte de até 1m³ por morador da redondeza, de resíduos, geralmente entulhos de pequenas reformas realizadas em seu imóvel.

O vereador Agnaldo Silva solicitou ao secretário que a prefeitura cobre ainda mais dos loteadores, no que tange a qualidade do asfalto dos novos empreendimentos. Toninho revelou que esta situação já está em discussão junto a Secretaria de Obras. O vereador Alan Carlos externou preocupação quanto ao córrego da Lages, no que foi informado pelo prefeito, que o serviço de macrodrenagem que está sendo feito na Santa Beatriz, amenizará o mau cheiro da região, bem como o trabalho desenvolvimento pelo Codau, no sentido de identificar os esgotos clandestinos.

Antonio Sebastião Oliveira destacou quanto a limpeza de áreas públicas e privadas, no que tange o decreto nº 5510 de março de 2016, em que pontua que é dever do cidadão proprietário ou possuidor de imóvel manter sua área limpe e salubre e a SESURB fica autorizada a executar a limpeza do imóvel e do passeio fronteiriço de imóvel particular, se convier ao interesse público.

“Esse serviço de que trata o decreto será executado por empresa contratada para este fim. O não pagamento da despesa pelo proprietário acarretará no protesto do título. O valor da cobrança da limpeza dos terrenos em áreas privadas será de R$ 14,47/hora/homem. Infelizmente, não estamos tendo um retorno dos proprietários que tem a obrigação de manter seus imóveis limpos, o que gera um grande transtorno para os moradores do entorno destes locais. Bem como para o Poder Público que tem que se desviar da sua rotina de trabalho que é grande, pois hoje temos 336 bairros para cuidar. Estamos falando de saúde pública e por isso adotaremos as medidas que forem necessárias para tentar manter a cidade limpa”, finalizou, afirmando que a Sesurb recebe quase 90% das demandas parlamentares e que por isso era necessário que todos os vereadores soubessem o que está sendo feito.

Keila Riceto

Secom/PMU

 
 
 

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