ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Quantidade de lixo visto nas grelhas centrais e bueiros prejudicaram o escoamento em alguns pontos
Na tarde desta sexta-feira a cidade de Uberaba passou mais uma vez por uma forte chuva. O volume pluviométrico foi de 40 milímetros de água em 50 minutos, com duas rajadas de vento a 60 km/h. Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos, Obras e Codau estiveram atentas durante esse período, em diversos locais da cidade, onde puderam verificar que nas principais avenidas, o escoamento da água deu-se de forma eficiente, como as Avenidas Guilherme Ferreira e Santos Dumont, mas é importante pontuar a quantidade de lixo visto nas grelhas centrais e bueiros, prejudicando o escoamento de água da chuva.
Neste período de chuva vale destacar, a importância dos cidadãos estarem atentos a não jogarem lixo na rua, colocar os sacos de lixo no horário adequado, mais próximo ao recolhimento pela equipe da coleta de lixo, para que o escoamento da água da chuva possa ser rápido, evitando pontos de alagamentos.
Para este fim de semana, a Secretaria de Serviços Urbanos, Obras e Codau estão preparadas com equipe de plantão, para manutenção de bueiros, recolhimento de lixo e lavagem de pontos de maior acúmulo de terra, assim como, a Defesa Civil, departamento da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte, pode ser acionada pelo número 199.
Vale lembrar que segundo Carlos Lopes coordenador da Unidade de Gestão de Projetos – UGP, o Projeto Água Viva tem o objetivo de solucionar e/ou amenizar as inundações que constantemente aconteciam, mas, “nunca com o argumento de que jamais teríamos enchentes”. O projeto, segundo ele, foi elaborado baseado em alguns anos de recorrência e ainda limitado ao espaço e intervenções existente nas avenidas. “O regime de chuva tem mudado muito, apresentando grandes volumes em um curto espaço de tempo podendo ser observado isso também em várias regiões do país. O projeto é eficiente. Tanto é que em minutos rápidos após a chuva o escoamento foi satisfatório. Os alagamentos foram pontuais, onde ainda podemos fazer intervenção no intuito de solucionar e amenizar mais ainda tais enchentes”, explica o coordenador.
O Codau por sua vez, está atendo aos locais de refluxo nos Poços de Visita da rede de esgoto e retorno em imóveis nas ruas onde há ligações clandestinas de água pluvial. Isso é constante no período chuvoso, sendo que todas as ocorrências desta natureza estão sendo atendidas pelas equipes do Codau. Até o final da tarde de sexta-feira, o Codau recebeu 80 ordens de serviço desta natureza, após a chuva. As equipes estão nas ruas para o atendimento à população.
Secom/PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h