WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

20/05/2016 - Dandô apresenta Ricardo Rodrigues e Alexandre Bianchini, no TEU

E a cantoria no Dandô – Circuito de Música Dércio Marques – de maio será com Ricardo Rodrigues e Alexandre Bianchini, anfitriões de Pará de Minas, para um encontro de estilos entre o violão de Ricardo e a percussão e voz de Alexandre. O músico Calango será o convidado de Ricardo Rodrigues e Alexandre Bianchini. Também nesta sexta acontece o lançamento do CD (Maravilhoso!) Terra Baú e Verso! O anfitrião será Gilberto Rezende.

Ricardo Rodrigues é músico, compositor e instrumentista graduado em violão pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Alexandre Bianchini é cantor percussionista e respeitado artesão dedicado à pesquisa, criação e construção de instrumentos percussivos, utilizando matéria prima do cerrado. Ambos cursaram a Universidade de Música Popular (Bituca), e deste encontro nasceram várias parcerias, apresentadas no CD “Terra, Baú e Verso”, que traduz, musicalmente, um universo das sutilezas sobre o cantar os interiores das Minas Gerais e dos Brasis.

Rodrigues e Alexandre Bianchini estarão no palco do Teatro Experimental de Uberaba, nesta sexta, às 20h mostrando a parceria dos dois. Os ingressos serão R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

O nome “Dandô” vem de um trecho da canção Canto dos Ipês Amarelos, de autoria de João Bá, e gravada por Dércio:“Dandô, Ô dandei../ Olha o vento que brinca de dandar/ Ele vem pra levar as andorinhas/ E quem sabe a canção pra uma janela/ Saciar o ipê que se formou/ E roubar suas flores amarelas”. A palavra é uma corruptela do verbo andar, no linguajar dos pretos velhos.

 A cantora e idealizadora Kátya Teixeira defende que, pelo trabalho de Dércio Marques em construir pontes musicais e valorizar a cultura popular, pode ser também “dandar” uma diferente forma de fazer arte e cultura. Pela proposta inovadora e em rede, o Circuito Dandô foi reconhecido através do Prêmio Brasil Criativo, do Ministério da Cultura, em 2014, na categoria música, pela proposta de organização coletiva e colaborativa na cadeia criativa.

Projeto – O projeto “Dandô – Circuito de Música Décio Marques” homenageia o músico uberabense que dá nome à iniciativa, um dos cantadores que mais fez pela arte nos “Brasis” que estão fora do eixo da mídia de massa, unindo artistas de toda parte, de várias gerações, estilos e culturas. Dandô é um circuito nacional, que apresenta todo mês músicos de vários lugares diferentes do Brasil, sempre recebidos por um anfitrião da cidade.

Jornalista Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar