WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

27/04/2016 - Seds inicia reforma no Serviço de Acolhimento com apoio de usuários do projeto Kairós

Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana, com apoio do Promotor André Tuma, realiza a reforma do espaço de Serviço de Acolhimento de Crianças de 0 a 12 anos em Uberaba.
 
A reforma que visa a oferecer um ambiente adequado, seguro e com melhores condições de moradia está sendo subsidiada por recursos oriundos vinculados do Governo Federal para aquisição do material. Já a mão de obra está sendo feita por usuários do projeto Kairós, que são pessoas em situação ou vivência de rua.
 
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Social, Roberto Indaiá, o projeto Kairós é um programa inovador que veio para fortalecer a ação e a capacitação destes usuários que utiliza a Assistência Social, bem como as Instituições não Governamentais. “Essa mão de obra é o diferencial de toda reforma, pois podemos mostrar a comunidade o quanto é importante esta união, para a reconstrução e a valorização de todas essas pessoas para a inclusão social”, pontua Indaiá.
 
O serviço está sendo executado em média por 25 pessoas que seguem todo planejamento do projeto, com instruções e determinações do Conselho Nacional do Direito da Criança e do Adolescente (Conanda), do qual foi elaborado pelo Secretário da Seplan Marcondes Nunes, cumprindo todas as exigências do Conselho.
 
Projeto Kairós
 
O projeto é o resgate da cidadania de pessoas em exclusão social, que traz uma perspectiva de construção de vida do morador de rua, produzindo conhecimento e contribuindo para inclusão social. O programa foi lançado neste ano, mas está em funcionamento há oito meses com a geração de renda, através de serviços de limpeza, plantio, manutenção de praças do município, entre outros.
 
A princípio o grupo é composto por aproximadamente 30 homens, acima de 18 anos, mas após essa etapa, mulheres também poderão ser incluídas no projeto. São usuários dos serviços da Casa de Passagem e Centro POP de Uberaba. A geração de trabalho será implementada em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Secretaria de Educação.
 
Os beneficiários do Projeto Kairós, receberão uma bolsa de 60% do salário-mínimo, por até 12 meses, podendo ser prorrogado, por igual período, dependendo da avaliação psicossocial do usuário. O recurso utilizado está vinculado ao Índice de Gestão Descentralizada (IGD) e Centro POP, sendo para aquisição de materiais e custeio das atividades.
 
A Secretaria de Desenvolvimento Social disponibiliza espaço físico para as aulas teóricas da equipe técnica, composta por Assistente Social, dois estagiários de Serviço Social, Monitores Oficineiros e Supervisores da Equipe de Obras da SEDS. É oferecido uma orientação ao grupo, buscando mobilizar, articular, organizar uma formação de empreendimento solidário e acompanhamento no desenvolvimento das ações, mediante as especificidades do grupo.
 
Jor. Katiuscia Antunes

 
Acesse: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/
 
https://www.facebook.com/PrefUberaba/

 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar