WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

02/03/2016 - Programação multicultural marca os 196 anos de Uberaba

Programação inicia às 11h, com apresentação de manifestações culturais, da Orquestra de Viola e Quinteto de Cordas da Escola de Cultura e Arte com o show “Do erudito para viola caipira chegando rock”; Para finalizar, acontece comemoração das 500 apresentações no palco da Concha Acústica com o Grande Show Concha 500, onde mais de 30 artistas cantando e a entrega de placa reconhecendo o espaço como o principal palco da cultura do município. Evento será realizado em parceria entre a Fundação Cultural e as secretarias de Educação e Saúde e Fundação Municipal de Esporte e Lazer

 
Uberaba completa neste dia 2 de março 196 anos de emancipação política. A Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, realiza celebrações multiculturais, dialogando com a identidade cultural da cidade e suas manifestações artísticas. O evento acontece em parceria com as secretarias de Educação e Saúde e Fundação Municipal de Esporte e Lazer.

O uberabense irá curtir, a partir das 11h, na Concha Acústica, vasta programação, mostrando a riqueza do município, em patrimônio humano, onde foram acumulados o modo de fazer e agir através de talentos da cultura e do esporte.

A programação multicultural será aberta pela Orquestra de Viola, da Fundação Cultural, seguindo o grupo de Catira Raízes; apresentação de colagem poética - "Caminhos", com textos de Cecília Meireles 'Motivo' e 'Estatuto do Homem' de Thiago de Mello por Ana Elisa Gonçalves, com participação do músico Cleiton Vieira, da Semed. Logo após a Folia de Reis do Manuelzito ocupa o espaço da Concha Acústica e em seguida haverá apresentação do terno de Congo e Moçambique do Penacho, apresentação de capoeira e a banda Sinfônica Jovem Músico, acompanhados pelos professores Fernando Santana e Cleiton Vieira, da Semed.

 

Do erudito ao rock – Seguindo a programação multicultural, haverá encontro das tradições, Uberaba 196 anos – Do erudito para viola caipira chegando rock, com apresentação do Quinteto de Cordas da Escola de Cultura e Arte. No repertório do Quinteto estará o Hino de Uberaba, Tristeza do Jeca na Primavera, Cuitelinho, Tocando em Frente, Romaria, Gente Humilde, Desenredo, Ó Mana deix’eu ir, Trenzinho do Caipira, Suite Jazz, Suite Beatles, Bittersweet Symphony, November Rain, All of my Love e Sweet Child O’Mine.

No início da tarde do dia 2, será realizada a comemoração dos 500 artistas que já se apresentaram no palco da Concha Acústica, com o Grande Show Concha 500, onde mais de 30 artistas se apresentarão, com entrega de placa reconhecendo a Concha Acústica como o principal palco da cultura do município. Na hora do descerramento da placa, os mais de 30 artistas estarão no palco da Concha.

Ações – Em paralelo, a Secretária de Saúde, através do Departamento de Controle de Endemia e Zoonoses, irá realizar montar um estande educativo, apresentando as fases do mosquito Aedes aegypti, seu ciclo evolutivo (ovo, larva, pupa e mosquito adulto). A secretaria também fará distribuição de material educativo, apresentação de possíveis criadouros para o mosquito e um arte educador vestido com a roupa do mosquito estará interagindo na Concha.

Já a Funel estará com ações de lazer na parte de baixo da Concha, interagindo com as crianças presentes.

A Fundação Cultural também programou três exposições, que integram as comemorações dos 196 anos de Uberaba. As três mostras acontecem de 1º a 31 de março. A exposição “Escavações Parietais”, com desenhos do artista plástico uberabense Paulo Miranda, que estará aberta a visitação na Casa da Cultura, das 8h às 18h.

No Setor de Periódicos – Piso 1 da Biblioteca Municipal de Uberaba está aberta a visitação a exposição “Periódicos Culturais de Uberaba”, com 27 periódicos culturais e científicos de autores uberabenses. O exemplar mais antigo é a revista “Graça e Beleza”, de 1944. Alguns exemplares são do acervo da biblioteca e outros cedidos pelo historiador Guido Bilharinho.

Também no Espaço Infantil da Biblioteca está em exposição a mostra de livros de literatura de autores uberabenses. As mostras podem ser vistas de segunda a sexta, de 8h às 21, e aos sábados, de 8h às 17h.

No mesmo espaço dos periódicos encontra-se um varal de textos, em homenagem ao aniversário de Uberaba, organizado pela Instituição Nova Acrópole, que se dedica a estudos filosóficos. Este varal acontece pelo quarto ano consecutivo. Vale lembrar que os periódicos poderão ser acessados on-line.

 

Confira a programação completa 

 

 

 

 

02

11h

Às

14h30

Programação MultiCultural, com a presença das manifestações culturais que dialogam com a identidade de Uberaba, por ordem de apresentação :

 

1.       Orquestra de Viola;

2.       Grupo de Catira Raízes;

3.       Colagem poética - "Caminhos" com textos de Cecília Meireles 'Motivo' e 'Estatuto do Homem' de Thiago de Mello por Ana Elisa Gonçalves, com participação do músico Cleiton Vieira (Semec);

4.       Folia de Reis do Manuelzito;

5.       Terno de Congo e Moçambique do Penacho;

6.       Capoeira;

7.       Banda Sinfônica Jovem Músico, acompanhados pelos professores Fernando Santana e Cleiton Vieira. (Semec);

8.       Encontro das tradições, Uberaba 196 anos. Do erudito para viola caipira chegando Rock com apresentação do Quinteto de Cordas da Escola de Cultura e Arte;

9.       Comemoração das 500 apresentações no palco da Concha Acústica com o Grande Show Concha 500, onde mais de 30 artistas se apresentarão, com entrega de placa como 8ª Maravilha de Uberaba.

 

Simultaneamente a Secretária de Saúde através das Zoonoses terá com um estande educativo, apresentando as fases do mosquito Aedes aegypti com apresentação de possíveis criadouros para o mosquito e a distribuição de material educativo pelo mosquito da dengue interagindo com o público.  E ações de lazer com a Fundação do Esporte.

 

 

 

 

 

Concha Acústica

De 1º a 31

De segunda a sexta, de 8h às 18h

Exposição Escavações parietais - Desenhos do artista plástico uberabense Paulo Miranda

Casa de Cultura – Galeria de Artes Rachel Machado

De 1º a 31

De segunda a sexta, de 8h às 21, e aos sábados, de 8h às 17h

Exposição Periódicos Culturais de Uberaba, a partir do livro do Guido Bilharinho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mostra de livros de literatura de autores uberabenses

Setor de Periódicos – Piso 1 da Biblioteca Municipal de Uberaba

 

 

 

Espaço Infantil da Biblioteca Municipal de 

 
 Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar