ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A 5ª Conferência Municipal da Juventude, realizada nesta quinta-feira (3), terminou com a formalização das propostas levantadas pelos jovens para se tornarem políticas públicas. O evento superou a expectativa de público da organização, com 367 credenciados, entre as idades de 15 e 29 anos.
“A Conferência atendeu ao esperado e mostrou que a juventude quer discutir e participar. Tivemos propostas muito boas. Agora, o documento municipal com as propostas será encaminhado para o prefeito estudar a implantação das sugestões”, informa a superintendente municipal da Juventude, Rochelle Bazaga.
Do encontro, onde os participantes se dividiram em 11 grupos de trabalho para tratar dos eixos temáticos do evento, também foram levantados 11 desafios e 22 soluções que serão levados à IV Conferência Estadual da Juventude de Minas Gerais. “Os desafios são o que os jovens pretendem e as soluções são os meios de implantá-los”, explica Rochelle.
Os temas debatidos incluem cidadania, participação social e política, educação, profissionalização, cultura, comunicação, liberdade de expressão, saúde, diversidade e igualdade, meio ambiente, mobilidade e segurança pública.
Os seis delegados eleitos durante a Conferência Municipal serão os responsáveis por apresentar as propostas municipais na etapa estadual. Conforme o regulamento, Vinícius Prado, Rafael Honorato e Rochelle Bazaga foram os delegados eleitos como representantes do Poder Público. Representando a Sociedade Civil, foram eleitos Camila Souza, Raphael Geraci e Robson Almeida.
Após a etapa estadual, acontece a 3ª Conferência Nacional de Juventude, em Brasília, onde os temas de cada estado serão levantados, junto às propostas enviadas por jovens de todo o Brasil através de um aplicativo criado pelo Governo Federal, para construir o Plano Nacional de Juventude.
Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h