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A Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) divulgou nesta quarta-feira (12) o balanço dos atendimentos realizados ao longo do mês de julho. Ao todo, foram recebidas 1.016 reclamações. O setor de assuntos financeiros lidera a lista de insatisfação do consumidor, com 36,2% dos atendimentos prestados. Em seguida, estão os serviços essenciais, com 24,02%, e produtos, com 20,28%.
“Esses números mostra que os consumidores estão mais conscientes, buscando seus direitos e confiando no Procon. Quase todas as demandas estão sendo resolvidas, seja com acordo entre as partes ou processos administrativos. Tem sido um trabalho de eficiência”, afirma o presidente da Fundação, Leonardo Sivieri.
As principais queixas geradas por assuntos financeiros dizem respeito a empréstimos consignados e negociações de débitos. Embora o setor também corresponda a problemas com seguros, títulos de capitalização, cartões de crédito, cobranças indevidas, bancos, entre outros.
De acordo com a chefe da Seção de Fiscalização e Pesquisa do Procon, Musa Cruz Ferreira, anúncios em folhetos publicitários são os responsáveis por boa parte das reclamações com relação a produtos. Muitas vezes, no papel é informado um valor e o consumidor acaba surpreendido na hora de pagar as compras. Nestes casos, o Procon deverá ser acionado para que uma equipe de fiscalização se desloque até o local do cliente. O usuário também deve estar atento às compras pela internet, que geram uma parcela considerável das reclamações.
Em terceiro lugar, nos serviços essenciais, a telefonia móvel é a principal fonte de reclamações. O setor ainda contempla telefonia fixa, transporte, água, energia, esgoto, entre outros.
No restante da estatística, os serviços privados, considerados como internet, TV a cabo, escolas, contratos, cursos etc, aparecem com 14,47% das queixas. Em seguida vem habitação, referente a contratos com promessa de compra e venda principalmente, com 2,56% dos problemas. Saúde, relativa a planos médicos, odontológicos, clínicas de estética, entre outros, registra 2,07% das reclamações. Por último, o setor de alimentos é responsável por 0,3% dos atendimentos.
Procon na Rua – Desde o início do ano, a Fundação realiza o projeto “Procon na Rua”, que tem por objetivo orientar e conscientizar o consumidor sobre seus direitos. No Dia dos Pais, a fiscalização foi intensificada nos principais pontos de comércio da cidade como parte do projeto, onde foram lavrados 15 autos de infração. Na feira itinerante “Feira de Malhas” que começou no último dia 7, a fiscalização objetiva a preservação o direito do consumidor onde será verificada a precificação de forma correta nos produtos expostos a venda para que o consumidor tenha maior facilidade em suas compras e forma de pagamento dentro da legislação pertinente. Assim como todas as lojas do comercio de Uberaba as mercadorias exposta para venda na “Feira de Malhas” deve conter a precificação e está tudo conforme prevê o CDC.
A Fundação Procon orienta o consumidor a ficar sempre atendo na hora de adquirir um produto verificando no momento da compra se o produto está em perfeitas condições de uso.
O Procon ainda promove palestras que se voltam principalmente para a temática do “Consumo Consciente”, que abrange um pouco de cada setor e auxilia o consumidor a tomar providências caso tenha problemas com o fornecedor.
Mariana Bananal (Estagiária de Jornalismo)
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