WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

20/12/2014 - Orquestra Municipal e Coral Cidade Viva apresentam Concerto de Natal aberto ao público

Neste sábado (20), no Teatro Municipal Vera Cruz, acontece o Concerto de Natal com a Orquestra Municipal e Coral Cidade Viva. O evento, que começa às 20h30, tem entrada gratuita. A realização é da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural. O repertório será apresentado em duas partes: a primeira com canções clássicas natalinas, e a segunda com sucessos do rock mundial, como Led Zeppelin, Metallica, Guns N’ Roses e Pink Floyd. Em um show autêntico e criativo, o Coral Cidade Viva, sob a regência de Marly Gonçalves da Costa, acompanhará os músicos da Orquestra tornando o espetáculo ainda mais especial.

Composta por violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, piano, trompete e percussão, a Orquestra de Uberaba foi formada há 60 anos e desde então passou por inúmeras fases, desde os primórdios da implantação do Conservatório Renato Frateschi, então escola particular, até os dias atuais. 

Por volta do ano 2000, várias tentativas de manutenção e consolidação da orquestra ocorreram. Com a regência do músico uberabense Jeziel Paiva e com participação de vários músicos de Uberaba e região, a orquestra se apresentou inúmeras vezes, todas com grande sucesso de público, o que demonstra que a cidade está preparada para ter sua tão sonhada Orquestra Sinfônica.

Em 2004, a coordenação e regência da Orquestra de Uberaba passou para o músico uberabense Eliézer Tiago de Oliveira, que realizou várias apresentações em Uberaba e região, como o concerto em comemoração aos 39 anos da ONG TEU, que tinha o músico Carlos Perez como presidente.

Desde então a orquestra vem se mantendo ao longo desses dez anos, ora se apresentando em formações menores como trios e quartetos, ora utilizando-se da boa vontade dos músicos que se apresentam sem cachês com o intuito de manter acesa a esperança de que um dia a Orquestra de Uberaba se concretize definitivamente. Vale observar que muitos músicos eruditos uberabenses migram para outras cidades brasileiras em busca de colocação no mercado de trabalho.

No ano passado, a Orquestra de Uberaba se apresentou com cada um dos músicos recebendo seu cachê, pela primeira vez na sua história, com o apoio fundamental da Prefeitura de Uberaba e da Fundação Cultural, mostrando preocupação com a cultura e dando total apoio aos músicos e à arte.

Neste ano de 2014, a Orquestra de Uberaba foi incluída no Programa de Fomento à Cultura do governo Paulo Piau, que tem programas acordados com a Fundação Getúlio Vargas (FVG), e terá Eliézer Tiago de Oliveira como diretor artístico, e como regentes os músicos Darci Vieira da Silva e Jonas Gonzaga Borges. O objetivo é concluir o planejamento para consolidar definitivamente a Orquestra de Uberaba, reconhecendo-a como um marco histórico para o município.

 

Luiza Carvalho – Estagiária de Jornalismo (Comunicação PMU/FCU)

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar