WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

08/11/2014 - ChoroCultura comemora 20 anos no Seresta na Concha

Seresta na Concha traz o ChoroCultura comemorando seus 20 anos de criação e o seresteiro e violonista João Macacão

 

A Seresta na Concha deste mês de novembro acontece nesta terça-feira, 11, e será especial em comemoração aos 20 anos de criação do grupo ChoroCultura. O grupo se apresenta com o seresteiro de linda voz e violonista João Macacão, que acompanhou por mais de 20 anos o inesquecível Silvio Caldas, para uma noite repleta de Choros & Serestas.

O ChoroCultura é formado por Reinaldo de Vitto (violão de 7 Cordas); Fausto Reis (cavaquinho & direção musical); Irene D’Aprile (voz); Osmar Baroni (pandeiro); José Gilberto Silva “Gibinha” (Bandolim); Álvaro Walter (saxofone) e como convidado especial Carlos Humberto “Boi” (surdo). Há 20 anos o grupo encanta aos palcos por onde passa, interpretando o melhor dos chorinhos, sambas, boleros, serestas e MPB, atraindo fãs que gostam de ouvir, dançar e curtir a boa música.

A comemoração aos 20 anos do Chorocultura começa nesta terça, às 19h30, no “Seresta na Concha”, numa promoção da Fundação Cultural de Uberaba, com apresentação de João Macacão e na abertura com o grupo Alegria de viver”, do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi.

No dia 17, acontece roda de choro, às 15h30, no auditório do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi. Já no dia 19, o ChoroCultura realiza visita musical nos asilos da cidade, das 14h às 17h. Prosseguindo as comemorações, no dia 20, às 20h, o grupo apresenta o show “ChoroCultura relembra seus mestres”, no Teatro Experimental de Uberaba (TEU). Continuando com a programação, o grupo faz visita musical nos hospitais da cidade, no dia 21, das 14h às 17h.

Fechando as celebrações dos 20 anos de criação do ChoroCultura, no dia 22, a partir das 21h30, o grupo realiza “Roda de Choro no Bar Meu Chorinho” – rua Luxemburgo, 984, Boa Vista –, com vários convidados músicos e cantores locais que sempre estiveram ao lado do grupo nestes 20 anos.

Os eventos têm apoio da Fundação Cultural de Uberaba, do Teatro Experimental de Uberaba e do Bar Meu Chorinho.

ChoroCultura – O ChoroCultura é um típico conjunto regional, que já se apresentou em diversas capitais do país, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Vitória, São Paulo, e até no exterior, como na França.

No dia 18 de novembro, o grupo completa seus 20 anos de sucesso. O ChoroCultura começou como um hobby, tocando simplesmente para trazer alegria, descontração e divertimento. Em 1994, inspirado pela biografia de Noel Rosa, Osmar Baroni chamou Reynaldo de Vitto e decidiram fazer homenagem ao sambista. Juntaram outros amigos, e fizeram uma apresentação no Cine Teatro Vera Cruz. Com o passar do tempo, foi recebendo convites para tocar em festas, apresentações culturais e, inclusive, fora de Minas Gerais, o que despertou o interesse de registrar Chorocultura.

O grupo original contava, além de Baroni, com Reynaldo no violão 7 cordas, Fausto no cavaquinho, Maestro Paulinho Constâncio na clarineta, “Pernambuco do Pandeiro” e Jarbas Curi. Jarbas Curi, e Paulinho Constâncio, não puderam continuar com o grupo e entraram Álvaro Walter no sax, e Gilberto Silva, conhecido como “Gibinha” no bandolim, e, depois que Pernambuco do Pandeiro se afastou, Baroni assumiu o instrumento.

Ainda sem nome, o grupo passou a fazer apresentações em festas, aniversários, reuniões particulares, e sempre eram apontados como representantes da cultura brasileira. De tanto ouvir a palavra, juntaram com “Choro” e o nome ficou sendo ChoroCultura.

De início apenas instrumental, sentiu-se falta de um cantor. Geraldo Barão foi convidado. Falecido em junho de 2013, Barão permaneceu por muitos anos como cantor, e, depois que foi para Curitiba, a cantora Irene D’Aprile foi convidada, e permanece até hoje. Sua entrada no grupo se deu quando, em uma noite em que assistia a uma apresentação no bar Arquimedes, ela, já cantora conhecida em São Paulo, cidade em que morou com o marido antes de voltar a Uberaba, acompanhou Barão e o grupo cantando a música “Flor Amorosa”.

O ChoroCultura tem um CD gravado com 20 faixas, muito bem aclamado pela crítica, com composições próprias e com obras de grandes nomes do gênero, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, e muitos outros. Também participaram de vários programas de TV e destaca-se sua apresentação no Sr. Brasil, exibido pela TV Cultura, sob o comando de Rolando Boldrin.

Uma justa homenagem e comemoração ao grupo uberabense que tem encantando corações com o som do violão, sax, cavaquinho e bandolim em total harmonia, despertando toda nossa brasilidade.

A Seresta na Concha acontece dia 11, na Praça Concha Acústica, das 20h às 22h30.

 

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU 07.11.2014

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar