WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

31/10/2014 - Blues toma conta do Domingo na Concha com show internacional

O Domingo na Concha desta semana promete ser movimentado ao som de blues. A Fundação Cultural leva no primeiro show a banda “Uncle John Blues Band”, composta por Douglas Olivera(Voz/Guitarra), Bruno Castro(Gaitas), Thiago Calegari(Baixo) e Marcelo Moraes(Bateria). A "Uncle John Blues Band" foi formada no início de 2014, após uma reunião de músicos experientes da cena blues de Minas Gerais para o que seria uma única apresentação no Festival Cerrado Jazz, realizado em Uberaba. A química deu tão certo que os quatro apaixonados por blues decidiram formar uma banda de verdade. Tendo tocado diversos estilos e instrumentos, passando alguns anos em Madri (Espanha), o baixista Thiago Calegari (Uberlândia-MG) lançou recentemente um CD e dois DVDs com a Black Jack 21 Blues Band.

Douglas Oliveira, uberabense, guitarrista e vocalista vem realizando inúmeros projetos na região há mais de 10 anos, sendo com a banda Big Moffo, com os covers de Led Zeppelin e Pink Floyd, ou com seu projeto autoral, com o qual foi finalista do Prêmio de Música das Minas Gerais em 2013.

Marcelo Moraes, baterista de Uberlândia, que acabou de concluir seu mestrado em Bateria Jazz nos Estados Unidos e Bruno Castro, gaitista de Belo Horizonte, que vem se apresentando, ao longo dos anos, com grandes nomes da música no Brasil, Estados Unidos e Europa, completam o time.

Internacional – No segundo show, Los Mind Lagunas, a banda 100% é engendrada pelos músicos Emiliano Júarez e Alfonso Robledo que mediante a ironia e humor negro, reflete as visões das mentes retorcidas dos seus integrantes.  A banda Los Mind Lagunas foi concebida e criada na Cidade do México e é uma banda de Blues, Funky Soul & Surf, cujo propósito foi aplicar diretamente ao blues e demais ritmos de origem afro-americana experimentos musicais contemporâneos, desenvolvendo uma sonoridade que se diferenciaria das bandas de Blues tradicionais. A banda procura explorar a cultura popular, tendo como referências o ordinário e o cotidiano. Integram em suas músicas e letras o humor de referências “folclóricas”, que representam elementos da engenhosidade mexicana, numa linguagem musical autêntica que não deixa para trás a íntegra essência do gênero musical que representam.

A vontade de formar uma banda com este conceito já existia há anos. Por iniciativa de Emiliano Juárez (guitarrista) e Alfonso Robledo (baixista e vocalista), começam a experimentar gêneros e fusões musicais, que em 2009 resultou nesse incrível experimento sonoro chamado “Los Mind Lagunas”.

A banda mexicana tem acompanhado a importantes artistas internacionais em turnês no México tais como: Sharon Lewis (Chicago), Robson Fernandes (Brasil), Los Reyes del K.O (Espanha), Marcelo Naves (Brasil), Tonky de la Pena (Espanha), David Rotundo (Canada), Enrico Crivellaro (Itália), Chris Cadell (Canada), Nelson Lunding (New Orleans). Desde seu nascimento a banda caiu na estrada, realizando turnês e apresentações em distintos festivais e casas de shows em países como: México, Brasil, Argentina, Uruguai, Guatemala, Índia e Nepal.

O Domingo na Concha ocorre na Praça da Concha Acústica, das 11h às 14h. Na próxima semana, o Domingo na Concha será com o músico, poeta, intérprete, e multi-instrumentista e compositor mineiro Tito Rios, cuja marca registrada é a MPB com interpretações originais. No segundo show, a banda ribeirão-pretana Rockamama, que lança seu CD no palco da Concha. Formada em 2011, a Rockamama surgiu com a proposta de fazer uma releitura dos clássicos do rock, através de versões covers para músicas dos Beatles, Rolling Stones, Jimi Hendrix, entre outros grandes nomes do rock n’roll. Dessa fonte, a banda tirou a inspiração para compor seu próprio trabalho, que traz influências do Rock e do Blues, com uma roupagem atual.

 Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar