WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Administração

15/05/2014 - Prefeitura oferece curso de capacitação em Libras para servidores

Foto: Enerson Cleiton

A Prefeitura de Uberaba, por meio do Departamento Central de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Decedes) deu inicio na manhã da ultima quarta-feira 14, ao Curso Básico de Libras, oferecido aos servidores municipais. Ele tem o objetivo de melhorar e capacitar o atendimento aos surdos.
 
O curso está sendo oferecido em parceria com o CAS – Centro de Atendimento aos Surdos, órgão estadual voltado para a capacitação de professores e da comunidade na fluência do dialeto de Libras e a apoio a alunos surdos. Com 60 horas de aulas, a pedagoga Mayara Laura Rocha e as professoras Eliana Freitas e Maria de Lourdes pretendem passar aos servidores as noções básicas para o atendimento e comunicação em Libras.
 
“É um curso voltado para o atendimento, para que, qualquer surdo que estiver no ambiente interno da prefeitura tenha o mínimo de comunicação, para que ele não dependa de uma terceira pessoa para se fazer entender. Além disso, estamos proporcionando aos servidores a oportunidade de adquirir mais conhecimento, pois a Língua Brasileira de Sinais é a segunda língua oficial do Brasil”, conta a pedagoga e intérprete Mayara enfatizando, juntamente com a professora Eliana, que para conseguir fluência na linguagem de sinais é preciso praticar e que essas 60 horas servem para ministrar as noções básicas e atiçar a curiosidade dos alunos.
 
O CAS é localizado na Escola Estadual Quintiliano Jardim, onde o centro de atendimento também oferece cursos para a comunidade e para a capacitação de professores da rede estadual. Na escola, já são atendidos 25 alunos surdos e uma próxima turma para o curso de linguagem brasileira de sinais será aberta dia 14 de julho, com aulas nas segundas e quintas-feiras das 19 às 21h30.
 
Adriane Inês, diretora do Decedes, ressalta sobre a necessidade de buscar o aprimoramento do servidor. “A capacitação do servidor público faz parte de um dos eixos estruturantes dos projetos do prefeito Paulo Piau. Percebe-se a necessidade, pois os funcionários da prefeitura estão em constante reciclagem buscando novas tecnologias e formas de melhor atender a comunidade. Por mais que tenhamos condições de atender a comunidade devemos sempre buscar formas mais eficazes de suprir a sua necessidade. Por isso resolvemos iniciar este curso de capacitação para que possamos atender a todos”, conclui Inês
 
Além do curso de libras, o Decedes também oferece em parceria com a Codiub um curso de Excel ministrado aos servidores para assim aumentar a sua capacidade de produção.
 
Felipe Madeira

 
 
 

Outras Notícias: Administração



Voltar