ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Exposição acontece no Museu de Arte Sacra com esculturas, gravuras, objetos de coleções particulares e obras de oito artistas contemporâneos especialmente convidados para trabalhar sobre o tema
A exposição “Charitas" uma mostra sobre São Francisco de Paula - o santo da caridade - está acontecendo no Museu de Arte Sacra (MAS), em uma realização do museu e da Fundação Cultural de Uberaba. A exposição, que foi aberta dia 4, conta com esculturas, gravuras e objetos de coleções particulares, além de obras de oito artistas contemporâneos especialmente convidados para trabalhar sobre o tema.
Os artistas, atendendo ao convite, criaram obras específicas para essa mostra, onde retratam de maneira muito particular a figura de São Francisco de Paula. Os artistas são Edney Antunes, Daniel Ferreira de Souza, Hélio Siqueira, Fernando Augusto, Aninha Duarte, José Otávio Lemos, Alexandre França e José Vilmar, além de uma gravura em metal de 1973 do artista Edgard Cognat.
A exposição conta com esculturas em madeira, terracota e ferro, além de desenhos, pinturas, objetos e curiosidades como o livro “São Francisco de Paula” vida ilustrada composto e impresso nas oficinas Arti Grafiche Favia na Itália, uma publicação antiga da Catedral de São Francisco de Paula em Pelotas-RS, a partitura original da composição “São Francisco de Paula Caminhando Sobre as Ondas” de liszt para piano, camiseta da “Comunidade São Francisco de Paula” em Ouro Preto, entre outros objetos curiosos e alusivos ao santo.
São Francisco de Paula (Paola, 27 de março de 1416 — Tours, 2 de abril de 1507) foi um eremita, fundador da Ordem dos Mínimos e santo da Igreja Católica. É também conhecido como “O Eremita da Caridade”, por sua opção de desprezo absoluto pelos valores transitórios da vida e dedicação integral ao socorro do próximo. Francisco de Paula fundou a “Ordem dos Mínimos”, uma fraternidade que exige do interessado em nela ingressar uma única condição: que se considere um “mínimo”, pois Jesus dissera que se alguém quer ser o primeiro, que seja o último e o servo de todos... Venerado pelos pobres, pelos reis e pelos nobres de seu tempo, Francisco de Paula deu o exemplo numa época em que prosperavam os abusos eclesiásticos quando se cultivava os prazeres efêmeros e subalternos da vida. Por essa razão, foi considerado um missionário especial por sua capacidade extraordinária de resgatar os mais puros e preciosos valores evangélicos, tal qual seu mais famoso herói, o outro Francisco, de Assis, que vivera dois séculos antes.
Vale lembrar que o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, quando foi escolhido para ser papa em março de 2013 adotou o nome Francisco em homenagem a São Franscisco. Papa Francisco é o primeiro papa latino-americano e jesuíta da história.
A exposição “Charitas” - São Francisco de Paula acontece no Museu de Arte Sacra (MAS), de 2 de abril a 4 de maio, de segunda a sexta das 12h às 18h e sábados e domingos das 8h às 12h. A curadoria da exposição é de Hélio Siqueira e Paulo Miranda, com coordenação e montagem da equipe do MAS.
A mesma exposição acontecerá no Museu de Arte Decorativa (Mada), de 7 a 31 de maio, com horário de visitação de segunda a sexta das 12h às 18h e aos sábados das 8h às 12h, com coordenação e montagem da equipe do Mada.
Ficha
Local: Museu de Arte Sacra (MAS) – Igreja de Santa Rita
Exposição de 2 de abril a 4 de maio de 2014
Horário de visitação: segunda a sexta das 12h às 18h e sábados e domingos das 8h às 12h
Curadoria Hélio Siqueira e Paulo Miranda
Coordenação e Montagem Equipe do MAS / Realização MAS e FCU
Local: Museu de Arte Decorativa (Mada)
Exposição de 7 a 31 de maio de 2014
Horário de visitação: segunda a sexta das 12h às 18h / sábado das 8h às 12h
Curadoria Hélio Siqueira e Paulo Miranda
Coordenação e Montagem Mada / Realização MAS e FCU
Jorn. Maria das Graças Salvador
Comunicação FCU – 10.04.2014
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h