WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

24/01/2014 - PMU assina protocolo com ministério para desenvolver projeto

O Ministro Marco Antônio Raupp, o prefeito Paulo Piau, a vice-reitora da UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Ana Lúcia Assis Guimarães e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, assinaram hoje (23) o protocolo de intenção para o desenvolvimento da tecnologia de turbina a gás no Brasil para aplicações nos Setores Energéticos, Aeronáuticos e Espacial. O projeto no âmbito do Estado faz parte do Pólo Aeroespacial de Minas Gerais, que tem como objetivo participar ativamente do setor Aeroespacial Nacional e Internacional do país.

Foto: Sebastião Santos

O deputado federal Narcio Rodrigues classificou a assinatura do protocolo de intenções como histórica. Segundo ele, a implantação do Pólo Aeroespacial de Minas Gerais, o programa de Desenvolvimento de Turbinas a Gás no Campus da UFTM em Uberaba se compara em importância a saga do Zebu, que tornou a cidade conhecida mundialmente. “Estamos iniciando uma ação que virá a ser tão importante para Uberaba quanto a vinda do gado Zebu. Para  isso destinamos e já com recursos em conta, 14 milhões para o Parque Tecnológico e outros R$ 15 milhões no orçamento federal oriundos da banca mineira”, disse.  

A prefeitura está representada através do Parque Tecnológico que apoiará o projeto no que tange a articulação política e na logística. O prefeito Paulo Piau lembrou o pioneirismo da região. Mencionou o que chamou de um polo de conhecimento e pesquisa que está se formando em Uberaba através das universidades públicas e privadas. Lembrou que a primeira muda de soja plantada fora do sul do país, lonmge do clima temperado, foi desenvolvida em Uberaba através da Fazenda Modelo, criada na década de 30 por Getúlio Vargas, além da primeira muda de “Brachiaria”, que modificou as pastagens brasileiras. “Temos pioneirismo senhor ministro, temos a tradição da inovação e estamos fazendo da nossa região um polo de conhecimento. Com essas ações, vamos poder dar uma grande contribuição ao país. Conte com Uberaba para mais essa ação estratégica para o Brasil”, disse.

Os envolvidos no projeto deverão produzir um plano de trabalho, que terá como objetivo o projeto básico do programa de Desenvolvimento de Turbina a Gás. Ainda de acordo com o protocolo, deverá ser constituído um grupo de trabalho composto por membros da UFTM e da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. Este grupo deverá entregar o projeto básico do programa no prazo de 180 dias, para avaliação do ministério.

O ministro Marco Antônio Raupp se disse impressionado com o potencial da região. Agradeceu o que chamou de “aula de história do prefeito Piau”, mencionou que os deputados federais mais ativistas das causas da ciência e tecnologia em Brasília, principalmente em recursos no Orçamento eram os triangulinos Paulo Piau, Gilmar Machado e Narcio Rodrigues.  Raupp encerrou suas palavras prometendo todo apoio ao projeto. “Estou felicíssimo com o que vi aqui. Vamos fazer todo o esforço possível para turbinar o Parque Tecnológico. Vocês tem tradição, querem e sabem fazer, vamos com toda certeza e convicção apoiar, porque aqui também se escreve a história”, finalizou.

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar