WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

09/12/2013 - Meio Ambiente desenvolve projeto de arborização para Uberaba

A Secretaria de Meio Ambiente está desenvolvendo um projeto de arborização na cidade, com vista a aumentar o índice de vegetação para garantir a estabilidade ambiental na cidade. Segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado em 2010, a falta de áreas verdes urbanas é um quadro comum nas principais cidades brasileiras. Ainda segundo o IBGE, Uberaba tem 90,7% de domicílios com árvores por perto. “Esse índice de árvores por perto das residências não contam como área verde, são árvores espaçadas, é bom para o município, mas não são áreas verdes e é isso que queremos ampliar”, afirma o subsecretário de Meio Ambiente e Turismo (Semat), Marco Túlio Machado.

Ainda segundo o subsecretário em Uberaba existem hoje quatro parques com áreas verdes que são: Parque das Acácias, a Mata do Ipê, o Parque Jacarandá e a Mata do Carrinho.

Pensando em aumentar o índice de área verde no município, a Semat desenvolveu o Plano de Arborização Urbana que prevê o plantio de mudas de árvores de espécies nativas em pontos da cidade. “A arborização tem como objetivo melhorar tanto a qualidade de vida, como proporcionar um ambiente mais agradável. Além disso, podemos realizar essa tarefa utilizando as espécies nativas que irão auxiliar tanto na conservação da flora nativa como na melhoria do ambiente”, afirma Marco Túlio.

De acordo com o subsecretário, a pasta está firmando parceria com empresas privadas para realizar esse projeto. “Firmamos parceria com a empresa Algar que plantará 4.900 mudas de árvores até março do ano que vem”, exemplifica o subsecretário, que ainda reforça que secretaria está aberta a estabelecer parcerias para a ampliação deste projeto.

O plantio dessas árvores passa pela análise da secretaria que faz o planejamento das espécies e dos locais em que essas mudas serão plantadas. O Plano de Arborização conta também com a participação da Secretária de Infraestrutura que fará as covas que receberão as mudas.

 

Paulo Brandão

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar