WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

28/11/2013 - Equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Turismo participa da IV Semana Mineira de Redução de resíduos

Entre os dias 18 e 22 de novembro, a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, participou da IV Semana Mineira de Redução de Resíduos, promovida pelo Serviço Voluntário de Assistência Social - Servas, por meio do Centro Mineiro de Referência em Resíduos – CMRR e Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM. O evento foi realizado no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte, e mobilizou a sociedade mineira em uma série de ações com foco na gestão adequada de resíduos.

A semana que teve como tema principal o conceito “O melhor resíduo é aquele não gerado” propõe o engajamento de pessoas de diversos segmentos e uma mudança de comportamento da sociedade visando à redução do lixo gerado em Minas.

A programação foi voltada para a temática dos Resíduos Sólidos, incluindo, workshop ”Gestão de Resíduos e da Qualidade do Solo, exposição de produtos recicláveis e fotografia com o tema” Trajetória dos Catadores de Materiais Recicláveis do Estado de Minas Gerais”, dois painéis de discussão, sendo o primeiro com o tema logística reversa, instrumento previsto na Lei de Resíduos caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação. O segundo painel tratou sobre as perspectivas e desafios para a gestão dos resíduos sólidos no Brasil: Logística reversa de medicamentos.

Durante o evento ainda foi realizado o IV Encontro Estadual de Coleta Seletiva: Reflexão sobre o mercado da reciclagem com a inclusão socioprodutiva dos catadores. O evento reuniu representantes de associações de catadores, empresas e instituições relacionadas à gestão de resíduos para palestras e discussões sobre o tema.

“A problemática sobre a questão dos resíduos gerados pela sociedade deve ser encarada como um problema socioambiental, uma vez que suas consequências negativas afetam diretamente o meio ambiente, comprometendo também a qualidade de vida e o futuro de toda a sociedade”, afirma a chefe da Seção de Educação Ambiental Letícia Rezende Giani.

Falando a respeito da coleta seletiva em Uberaba, Letícia Rezende enfatiza que “para conseguirmos resultados positivos no sistema de gestão dos resíduos no município é necessário que haja um engajamento de toda a sociedade uberabense, todos são responsáveis pelos resíduos que são gerados é importante que cada um faça a sua parte uma vez que a responsabilidade não compete somente ao poder público”.

Nos próximos meses as Secretaria de Meio Ambiente relançará a Coleta Seletiva no Município. Conforme informado pela chefe de Educação Ambiental, Letícia, a secretaria já iniciou ações para implantar de forma eficaz este projeto.

Sabendo da importância de investir em Educação Ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo implantou o projeto Ações Conscientes por uma cidade mais limpa, que busca fortalecer a conscientização pela produção e o consumo consciente, descarte ambientalmente correto dos resíduos urbanos, coleta seletiva, logística reversa e uso consciente dos recursos naturais.

 “Volto a resaltar que o papel da sociedade é fundamental para se obter o êxito deste processo, pois se não houver a participação de cada um, no processo simples de separar o seu lixo: seco e úmido acompanhando os dias que serão propostos para o recolhimento, de nada vai adiantar o poder público investir”, completa Letícia.

 

Paulo Brandão

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar