WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

29/05/2013 - Prefeitura recebe visita da Secretária de Estado de Cultura

Secretária de Estado de Cultura Eliane Parreiras, e a superintendente de Interiorização da Pasta, Manuella Machado, estiveram hoje em Uberaba mostrando os projetos do Governo de Minas para a área. No município, se reuniram com o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, e a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, onde prometeram ajudar nas ações culturais para a cidade.

“O Governo de Minas, através da Secretaria, criou o projeto Minas Território da Cultura com intenção de descentralizar as ações de culturais do Estado e para difundir a política pública de cultura, através de três eixos. O primeiro é o de Dinâmicas Territoriais, sobre a dinâmica da política pública e mecanismos disponíveis com os gestores. O segundo é o Territórios do Saber voltado para a capacitação de empreendedorismo cultural para artista e produtor e o terceiro eixo é o Territórios Criativos, um momento de fruição, com circulação dos acervos e apresentações locais. É programa bastante amplo e fizemos questão de estar em Uberaba, pela importância cultural do município, do seu patrimônio e suas ações. A intenção é fortalecer ainda mais estas ações”, diz Parreiras.

O prefeito Paulo Piau destacou que Uberaba precisa da parceria com o Governo do Estado em todas as áreas. “Tivemos uma administração que achou que esta parceria era indispensável, mas achamos que é necessária, em especial na área de cultura. Há oito as políticas de esporte e cultura foram anuladas e com a realização apenas de ações esporádicas, mas sem uma política cultural e do esporte. Queremos dar atenção especial porque são formas de o governo e comunidade serem mais ativo e de despertar nas crianças o olhar para a cultura e esporte. Assim, não terão olhar para drogas”, observou o prefeito.

Ele lembra que Uberaba é uma cidade “interessante” e que quer crescer com qualidade de vida. “Temos potencial, historia e um passado bonito”, afirmou.

A secretária explicou que a intenção é apoiar os projetos na área cultural de Uberaba e lembra que visitou alguns locais, como a sede da Fundação Cultural, o chamado Palacete dos Borges. “Fiquei impressionada pelos detalhes da arquitetura e pelos elementos artísticos. Vocês têm uma jóia na mão e nossa intenção é apoiar a Prefeitura na restauração deste bem precioso”, afirmou.

Sumayra lembrou que já existe projeto que foi encaminhado para o Ministério da Cultura, via Lei Rouanet. A secretária sugeriu que enviasse outro projeto para a Secretaria, através de uma associação, já que a Fundação não pode enviar o projeto diretamente. Também sugeriu que o Palacete dos Borges, pela sua significância e grandiosidade fosse transformado em um Centro de Cultura.

Ficou acordado que a FCU vai enviar o projeto via Museu do Zebu para o Fundo de Cultural do Estado. A intenção será transformar o casarão em um centro voltado para a pecuária, vocação dos Borges, e no fundo ficará a parte administrativa da Fundação.

Outro local visitado foi o Cine Teatro Vera Cruz, onde a secretária destacou o valor arquitetônico, a capacidade e a estrutura. “Precisa apenas de aspectos de modernização e ampliação e como a Fundação já se inscreveu no Fundo Estadual de Cultura, esperamos contribuir com este projeto. Estas e outras parcerias serão realizadas. Também gostei da ideia de motivar o associativismo para ter ações regionais e não locais. A secretaria está fazendo isso de maneira ampla e encontramos aqui uma disposição na parceria de consórcio e de parceria entre municípios. Fiquei feliz de a cidade querer incluir a cultura como consórcio. A nossa expectativa é colaborar e fazer ação conjunta para o desenvolvimento da cultura em Uberaba e região”, resume Eliane Parreiras.

Lavoura e Comércio – Outro assunto debatido foi sobre uma hemeroteca, onde será feita a digitação do acervo do jornal Lavoura e Comércio.

“O acervo do Lavoura foi leiloado e esta em parceria com recursos da Fapemig e com a execução do Arquivo Público Mineiro e com o Arquivo Público de Uberaba será importante, mas temos de mudar a infraestrutura de hidráulica, da rede de dados e colocar uma rede mobiliária para fazer a recuperação e conservação adequada da digitalização e universalizar este acervo”, diz a secretária.

Já Piau e Sumayra destacam que o acervo é uma fonte de pesquisa, que conta a história do Brasil Central e que muita história do município está sendo perdida. “Dentro deste processo de memória, temos como prioridade reverter o que se perdeu é importante difundir esta história e também contar a história que está sendo escrita”, destaca Sumayra..

A secretaria e a superintendente também visitaram o Museu do Zebu e o Sítio Paleontológico de Peirópolis e ficou impressionada com o local. Ao final, também propôs ações para colocar Peirópolis no circuito cultural do Estado.

“Temos um turismo religioso grande com igrejas e o Chico Xavier. Uberaba é uma cidade diferente e tem muita coisa para mostrar, com oito museus e uma história rica. Mas Uberaba não está usando as leis de incentivo e atualmente não estamos utilizando os incentivos porque não temos projetos e perdemos oportunidade por isso”, disse, ao saber que o governo do Estado tem R$ 73 milhões de renúncia fiscal para ser investidos na cultura e que irá incentivar a criação destes projetos. “Uberaba é uma cidade de economia forte e não podemos deixar estes projetos irem embora”, afirmou Piau. 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar